Samsung estará a criar smartphones flexíveis e a LG display's transparentes

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Quando pensamos em smartphones peculiares, pensamos em equipamentos sem bezels laterais, em ecrãs curvos ou, em última instância, em flip-phones, vulgo "smartphones de concha". Estes últimos, continuam a ser muito procurados em países como o Japão mas não se podem considerar algo inovador, é simplesmente peculiar por ter um ar de relíquia.

No inexorável busca da inovação, a Samsung revelou por fonte oficial que tem vários planos para potencial a tecnologia dos displays, telas ou ecrãs flexíveis ou "dobráveis", pretendendo desenvolver essa tecnologia para depois os incorporar em smartphones flexíveis ou "dobráveis".

A fonte oficial da Samsung não revelou nenhuma informação detalhada nem nenhum formato em concreto, mesmo assim, fazendo uso de lógica dedutiva, é fácil chegar à conclusão de que um ecrã flexível seria muito útil para colocar um ecrã grande num corpo bastante compacto.

Isto até pode soar demasiado futurista ou um puro devaneio tecnológico, no entanto, não ficaria surpreendido se víssemos esta tecnologia á partir do início do próximo ano.

A tecnologia de ecrãs flexíveis tem, resumidamente, quatro fases: ecrã curvo, ecrã "dobrado", ecrã "dobrável" e, por último, ecrã "enrolável". Os primeiros dois tipos já existem, no LG G Flex 2 e no Samsung Galaxy S6 Edge, respectivamente. O terceiro não deverá tardar muito a aparecer no mercado mas o quarto, ainda é um protótipo na melhor das hipóteses.

Pois bem, não é só a Samsung que está a desenvolver esta tecnologia de ecrãs verdadeiramente flexíveis, no entanto, o seu objectivo é diferente, conseguir produzir e implementar no mercado os ecrãs ou displays transparentes. Este tipo de ecrãs teria bastante utilizado em gadgets como os Google Glasses ou qualquer outro tipo de smartglasses.

Apesar da LG já ter um protótipo promocional, imagem de topo, ainda demorará algum tempo até que as fábricas e linhas de produção estejam devidamente equipadas para produzir em grande massa estes ecrãs. Algumas das aplicações para esta tecnologia serão os carros de luxo e até frigoríficos.

Quem sabe, daqui a um ano poderemos dobrar o nosso smartphone como uma simples folha de papel e guardar confortavelmente o dispositivo no bolso.

Talvez queiras ver:

  • Xiaomi Ferrari aparece na GFXBench com especificações de gama média
  • Xiaomi apresenta a nova Mi TV 2 de 40″ com Full HD LED #chinaaopoder
  • Sailfish OS alpha já disponível para o OnePlus One
  • Meizu prepara atualização Lollipop para os seus terminais #chinaaopoder

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.