Samsung está a desenvolver uma câmara traseira como nunca viste!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Ainda que tudo indique que a próxima fase de evolução das câmaras frontais em smartphones seja a sua implementação por baixo do ecrã, a Samsung parece uma vez mais estar decidida a explorar outras alternativas. De acordo com uma nova patente revelada pelo site LetsGoDigital, a fabricante está a desenvolver um módulo fotográfico como nunca vimos.

É importante realçar que o registo de uma patente não garante a sua aplicação num novo smartphone, mas considerando o tipo de mecanismo apresentado no Galaxy A80, parece ser bastante plausível.

Os esquemas mostram-nos um smartphone com uma tripla câmara traseira que, através de um mecanismo automático, funciona como câmara pop-up. Ao contrário do que aconteceu no Galaxy A80, este mecanismo faz com que apenas o módulo seja elevado e rodado, para que passe a funcionar como câmara frontal.

Câmara pop-up rotativa da Samsung tem tudo para dar asneira

Na altura do lançamento das primeiras câmaras pop-up, foram levantadas muitas questões quanto a possíveis fragilidades e problemas de longevidade. Com o acréscimo de mecanismos adicionais nos smartphones, é garantido um aumento na probabilidade de acontecerem imprevistos.

Se no caso das tradicionais câmaras pop-up esse foi sempre um problema que esteve presente, neste novo mecanismo da Samsung, será um desafio ainda maior.

Este sistema é muito mais complexo, visto que além de precisar de elevar todo o módulo fotográfico, precisa de uma engrenagem adicional para que este seja rodado. Além disso, a descrição da patente aponta para a possibilidade de tornar mais que um dos sensores visíveis. Ou seja, o sistema terá vários níveis de elevação, acrescentando um nível de potenciais problemas.

Uma vez mais, é importante realçar que o registo de uma patente não implica a utilização da tecnologia num produto destinado aos consumidores. É possível que a Samsung esteja apenas a estudar possíveis alternativas para um sucessor do Galaxy A80.

Editores 4gnews recomendam:

  • A razão pela qual a Samsung baixou os preços dos Galaxy S21
  • Samsung deixa mudar o fundo nas videochamadas nos Galaxy S21
  • Samsung Galaxy Z Fold 3 será apresentado ainda antes do verão
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.