Novas informações a circular nas redes sociais dão conta do processo de desenvolvimento de quatro novos sensores fotográficos pela Samsung. Com efeito, a sul-coreana prepara novos sensores de 50 MP, 200 MP, 320 MP e 440 MP.
Aquele que inevitavelmente desperta maior curiosidade no seio dos entusiastas tecnológicos é o último sensor com uns impressionantes 440 MP de resolução. Porém, é um sensor que poderá não ser utilizado em nenhum smartphone.
Samsung prepara quatro novos sensores fotográficos
As informações sobre as quais agora nos debruçamos foram publicadas pelo utilizador Revegnus na rede social X. Aqui é feito em retrato dos projetos em curso no departamento de desenvolvimento de soluções fotográficas da Samsung.
Alguns dos números avançados são efetivamente impressionantes, sobretudo o sensor HU1 de 440 MP. Este componente poderá, no entanto, nunca ser empregue num smartphone, acreditando-se que seja de maior valor para a indústria automóvel e outros setores industriais.
Temos ainda um sensor de 320 MP com maior credibilidade para uma eventual implementação num modelo da linha Galaxy S. Algo que não deverá acontecer tão cedo, com a fonte a afirmar que nunca chegará ao mercado antes do lançamento do Galaxy S26 Ultra.
Em seguida, temos uma nova geração do sensor de 200 MP da Samsung, agora com o código HP7. O seu lançamento poderia acontecer no Galaxy S25 Ultra, porém, os elevados custos de produção do mesmo podem hipotecar esse acontecimento.
Sensor de 50 MP com 1 polegada será o mais importante para a sul-coreana
Falta ainda falar no novo sensor de 50 MP da Samsung, possivelmente o mais importante para a empresa sul-coreana. Tudo porque terá uma polegada de dimensão, revelando-se assim como uma excelente alternativa à Sony e ao seu sensor IMX 989.
O novo sensor GN6 de 50 MP da Samsung será, segundo Revegnus, maioritariamente utilizado por marcas chinesas. Tudo porque a sul-coreana acha que ele é demasiado caro para ser empregue nos seus próprios equipamentos.
Revegnus afirma que o custo elevado de desenvolvimento destes quatro sensores poderá impedir a sua utilização em smartphones da própria Samsung. Uma afirmação estranha que contradiz as suas próprias previsões para a aplicação dos sensores de 200 MP HP7 e de 320 MP nas próximas gerações do Galaxy S Ultra.
Ou seja, temos de ter alguma cautela com as informações avançadas sobre os próximos sensores fotográficos da autoria da Samsung. Aguardemos por dados mais concretos sobre estes promissores componentes.
Editores 4gnews recomendam: