Samsung e AMD lançarão a sua resposta ao M1 da Apple muito em breve

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

A Samsung firmou uma parceria com a AMD com o intuito de aprimorar o desempenho dos seus processadores Exynos. É muita a expectativa para ficar a conhecer os resultados desta parceria e agora sabemos que o momento está próximo.

Fontes ligadas à indústria afirmam que o primeiro processador Exynos com gráfica AMD chegará na segunda metade de 2021. Será um componente transversal que irá fazer frente aos SoC´s da Qualcomm e também ao M1 desenvolvido pela Apple.

Exynos 2200 será fabricado para smartphones e computadores

As fontes afirmam que o possível Exynos 2200 será um processador premium, destinado ao mercado topo de gama. Será um componente fabricado sobre a litografia de 5nm, com aplicação em smartphones e computadores.

Assim sendo, a Samsung prepara-se para ser a primeira fabricante do mundo Windows a conceber os seus computadores e respetivo processador. Será uma resposta direta ao que a Apple fez com o M1 estreado nos MacBook Pro, entretanto, migrado para a linha iPad Pro.

Já no segmento dos smartphones, espera-se que este novo Exynos venha terminar com a desvantagem que esses componentes têm perante os semelhantes da Qualcomm. Segundo as fontes, este novo SoC trará melhorias tanto ao nível de desempenho como na sua eficiência energética.

Estreia dar-se-á no mercado dos computadores

Tudo aponta para que o primeiro fruto da colaboração da Samsung com a AMD dirija-se ao mercado da informática. Embora compatível com várias plataformas, a sul-coreana terá escolhido o seu segmento de portáteis para estrear o seu promissor SoC Exynos.

Tal encerrará a dependência da Samsung para com outras fabricantes de semicondutores no fabrico dos seus portáteis. Uma vez mais, a sul-coreana seguirá o exemplo da sua maior rival - a Apple - e tornar-se ainda mais independente.

Fica a promessa de que, mais tarde, esse processador possa transitar para o segmento de smartphones da Samsung. Quem sabe se os Galaxy S22 virão já equipados com o novo Exynos com gráfica da AMD.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S22 Ultra pode surpreender com 3 novas tecnologias
  • Samsung apresentará ainda este ano dois novos Galaxy Watch com WearOS
  • Apple pode apostar em MacBook com design dos novos iMac. Vê o conceito
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.