Samsung é a líder incontestável do mercado de smartphones 5G

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung tem dominado o mercado de smartphones ao longo dos últimos anos e a chegada do 5G não mudou esse paradigma. De acordo com os dados da empresa IHS Markit, a sul-coreana detém já 74% do mercado 5G mundial.

Esta percentagem traduz-se em 3.2 milhões de smartphones compatíveis com 5G vendidos entre julho e setembro deste ano. Para termos de comparação, o mercado, no seu todo, vendeu 4.3 milhões de exemplares.

Galaxy Note+ 10 5G lidera o mercado 5G

Sem grandes surpresas, a empresa IHS Markit reporta que o Samsung Galaxy Note 10+ 5G foi o modelo mais vendido no terceiro trimestre deste ano. O topo de gama da sul-coreana está já nas mãos de 1.6 milhões de utilizadores.

Os Samsung Galaxy S10 5G, Galaxy A90 e Galaxy Fold também contribuíram para que a Samsung liderasse este nicho de mercado. Naturalmente que estes modelos não venderam tanto como o modelo acima mencionado, especialmente o Galaxy Fold.

LG já está a beneficiar com a chegada do 5G

Um dado curioso a retirar deste relatório é o desempenho da LG no que ao 5G diz respeito. Segundo os dados avançados, a sul-coreana vendeu 700 mil unidades entre abril e setembro deste ano.

Embora esta cifra possa não parecer muito significativa, é quando o comparamos com marcas chinesas que assume outra importância. Marcas como a Xiaomi, Huawei, Lenovo, Vivo, OPPO e ZTE venderam, em conjunto, o mesmo que a LG nesse período.

Quando a LG dizia que as suas esperanças estavam na chegada do 5G, parece que tinha razão. Os números iniciais são particularmente risonhos para a empresa, restando saber se será suficiente para a catapultar para a ribalta.

5G crescerá bastante em 2020

As previsões da IHS Markit adiantam que, no próximo ano, o mercado possa vender um total de 253 milhões de unidades. Este será um salto considerável face aos 350 milhões previstos para 2019.

Não é certo se a Samsung conseguirá manter-se nesta posição no próximo ano. As marcas começam a apostar cada vez mais neste nicho de mercado, logo existirão muitas mais opções por onde escolher.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy A51 é oficial e chega com um ecrã Super AMOLED e câmara macro!
  • Samsung Galaxy A71 é oficial e as suas câmaras impressionam!
  • Samsung Galaxy Fold 2 terá ecrã tão fino como um cabelo humano!
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.