Samsung domina mercado de smartphones em Portugal e Xiaomi perde segundo lugar

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Desde há vários anos a esta parte que a Samsung conseguiu um 'lugar ao sol' no mercado de smartphones em Portugal. E os mais recentes números divulgados pela IDC mostram que essa tendência se mantém.

Através do Twitter, o vice-presidente da IDC, Francisco Jerónimo, partilhou os dados relativos ao mercado de smartphones no terceiro trimestre de 2022. Embora com quedas nos envios, a Samsung regista 252 500 unidades expedidas nesse período.

After 5 quarters of consecutive growth, the smartphone market in Portugal experienced a strong decline in Q3 2022. We expect the market to continue under challenging conditions in the next 12 months. pic.twitter.com/wxJfrrLyY6

— Francisco Jeronimo (He/Him) (@fjeronimo) 15 de novembro de 2022

Samsung com 48,5% de quota de mercado nos smartphones em Portugal

Tal resulta numa quota de mercado dominado de 48,5% no nosso mercado. Para se ter uma noção do domínio, para o nosso país, foram expedidas 520 000 unidades de smartphones neste período.

A fintar a Xiaomi, aparece neste terceiro trimestre a Apple com 87 900 unidades vendidas na segunda posição do nosso mercado. Para a sua quota de mercado de 16,9% terá certamente contribuído o lançamento dos novos iPhone 14 em setembro.

Xiaomi ultrapassada pela Apple cai para terceiro no mercado de smartphones em Portugal

Em queda vemos a Xiaomi na terceira posição do nosso mercado, com 68 000 unidades expedidas durante o terceiro trimestre. Tal resulta numa quota de mercado de 13,1%.

Os cinco primeiros lugares ficam completos com a Oppo e a Alcatel/TCL. A Oppo regista 35 100 unidades expedidas e uma quota de mercado de 6,7%. Já a Alcatel/TCL registam 33 100 unidades expedidas e quota de mercado de 6,4% neste período.

É bom destacar que esta “forte queda” anunciada por Francisco Jerónimo no mercado de smartphones em Portugal acontece após 5 trimestres de crescimento consecutivo. Geralmente, registou-se uma queda de 25,9% nas expedições face ao período homólogo.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.