Samsung - DeX Pad será o grande trunfo dos Samsung Galaxy S9

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Mesmo antes de o ano acabar, no dia 29 de dezembro, a Samsung Electronics registou a marca "Dex Pad" no European Intellectual Property Office ( dificilmente terá problemas de memória interna

De momento não foram revelados mais detalhes ou pormenores do funcionamento desta Dex Pad. Contudo, os rumores anteriores sugerem que esta possa dinamizar o trabalho e a sincronia com os Samsung Galaxy S9. Utilizando os smartphones como um teclado e/ou touchpad virtual quando o dispositivo estiver a repousar numa mesa, por exemplo.

Dex Pad reforçará a produtividade dos Samsung Galaxy S9 e Galaxy S9+

Desta forma poderás deixar o teu teclado e rato Bluetooth em casa. Menos acessórios a levar contigo para um dia-a-dia cada vez mais atarefado. Com os smartphones a ficarem cada vez mais poderosos a cada dia que passa é normal que já sejam capazes de processar cada vez mais tarefas.

Desde edição de texto até à criação de apresentações PowerPoint, acredito que com a Dex Pad a produtividade possa ser um dos pontos fortes da nova geração de dispositivos. Será, caso os rumores se verifiquem, o maior trunfo dos Samsung Galaxy S9. Tudo o resto serão, pelo menos a meu ver, pequenos incrementos de velocidade, resolução, clock, etc.

Atualmente, a estação de trabalho Samsung Dex tem algumas funcionalidades semelhantes. Não subsitituiu o rato nem o teclado mas já te permite deixar o teu computador portátil em casa. Basta ligar a DeX a um monitor externo, tal como a um rato e teclado, para teres um ambiente de trabalho já bastante dinâmico.

Atualmente podes usufruir das capacidades desta DeX com os dispositivos Galaxy S8, S8+ e também com o Galaxy Note 8. Todos eles com o sistema operativo Android, otimizado para uma maior produtividade quando conectados a esta DeX.

Samsung DeX já provou o seu valor, agora resta saber o que nos trará a DeX Pad

A dock atual ou estação de trabalho já inclui uma porta HDMI para a ligares ao monitor externo. Conta ainda com uma porta USB do Tipo C que vai carregando o teu smartphone enquanto a usas.

Conta também com duas portas USB do Tipo A para ligares outros periféricos (rato e teclado). Contudo, podes também ligar via Bluetooth estes acessórios, ou até mesmo uns altifalantes Bluetooth. É um pequeno acessório, bem prático e só lamento que não venha incluído com todos os dispositivos. Apesar de compreender que nem todos os consumidores o iriam utilizar.

Já relativamente à nova Dex Pad ainda pouco é conhecido. Não sabemos se poderá ser utilizada totalmente sem-fios. Contudo, olhando para o seu nome "Pad", podemos supor que esta será uma base de carregamento. Uma pad de carregamento sem-fios que fará isso mesmo enquanto utilizas os Samsung Galaxy S9. Agora, o mais intrigante de tudo será descobrir tudo aquilo que ela permitirá fazer.

À semelhança dos Samsung Galaxy S9, que a pouco e pouco vão surgindo em algumas fugas de informação, também a DeX Pad continua envolta em mistério. É muito provável que a tecnológica sul-coreana apresente os seus novos produtos no segundo grande certame tecnológico do ano, o Mobile World Congress.

Dex Pad será apresentada juntamente com os novos Samsung Galaxy S9

Esta "feira" ou congresso de tecnologia reunirá todas as grandes marcas na cidade de Barcelona nos últimos dias de fevereiro. Aí sim, ficaremos a conhecer todas as novas apostas da marca para 2018.

Relativamente aos Samsung Galaxy S9 espera-se que os novos smartphones mantenham grande parte dos traços dos Galaxy S8. Algo que poderá não agradar a todos os fãs. Pessoalmente considero os S8 como dois dos mais elegantes smartphones de 2017 e não ficaria nada incomodado se a aparência da nova geração fosse idêntica.

As grandes melhorias dos Samsung Galaxy S9 deverão estar presentes no seu interior. Com novos processadores da Exynos e da Qualcomm, os smartphones reforçarão ainda todo o departamento fotográfico. Trarão também a nova versão do sistema operativo da Google, o Android Oreo 8.0.Tudo o resto, pelo menos para já, ainda é uma incógnita.

Esperamos por mais informações relativamente aos smartphones e também ao Dex Pad. Acessório que poderá ter um preço semelhante ao do seu antecessor, rondando assim os $150 dólares.

E tu, neste momento utilizas a primeira geração da DeX? Como tem sido a tua experiência? Recomendarias a sua compra a um novo utilizador desta marca? Deixa-nos a tua opinião.

Assuntos relevantes na 4gnews:

ixel 2

Huawei continua a crescer no segmento dos smartphones Android

Xiaomi Mi 5X Review – O smartphone Android que promete pelo preço

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.