A Samsung deu a saber que atualizará alguns dos seus smartphones Galaxy mais populares com até cinco anos de updates de segurança, além de dois a três anos de atualizações de sistema. A medida aplica-se aos dispositivos "Enterprise Edition".
Tal iniciativa igualará os cinco anos de atualizações fornecidas pela Apple aos seus iPhone, mas infelizmente apenas no papel. É importante diferenciar uma atualização de sistema propriamente dita de uma atualização de segurança com novos patches.
Até cinco anos de atualizações para alguns smartphones Samsung Galaxy
A medida foi hoje (29) anunciada pela própria Samsung através da sua página. Aí vemos o reiterar dos três anos de atualizações de sistema (com novas versões do Android e da interface One UI), bem como os cinco anos de atualizações de manutenção.
É uma boa iniciativa da Samsung que vem acatar as necessidades e preocupações dos utilizadores empresariais, em que a segurança é um dos vetores mais importantes, mais até que a própria versão do sistema operativo Android, por exemplo.
Isto não invalida o facto, contudo, de a Apple fornecer até cinco anos de atualizações de sistema e de segurança, mantendo-se aqui em vantagem. Por outro lado, a maioria de utilizadores de smartphones Samsung Galaxy não usufruirá desta benesse.
Estes são os smartphones Samsung Galaxy eleitos:
- Samsung Galaxy S20,
- Galaxy S20+,
- Galaxy S20 Ultra,
- Galaxy Note 20,
- Galaxy Note 20 Ultra,
- Galaxy XCover 5
- Galaxy Tab Active 3
Tal como mencionado supra, as atualizações de segurança serão fornecidas durante cinco anos pela gigante sul-coreana a contar da data de lançamento de cada produto. Entretanto, os demais smartphones Samsung Galaxy lançados ao abrigo do programa "Enterprise Edition" continuarão a receber os quatro anos de atualizações de suporte (updates de segurança e manutenção).
Até quatro anos de atualizações para os restantes smartphones Samsung Galaxy
Os demais modelos de smartphones Samsung Galaxy continuarão a receber até quatro anos de atualizações. Sobretudo para os modelos de topo - gamas S, Note e Z, receberão atualizações mensais de segurança com os patches da Google.
No que lhes concerne, os antigos topos de gama e smartphones Samsung de gama média recebem atualizações trimestrais de segurança. Por fim, os smartphones que estão próximos de perfazer dois anos desde o lançamento receberão atualizações com menor frequência.
Para os smartphones de entrada, os Galaxy mais baratos não há um regime específico, aplicando-se a mesma calendarização dos smartphones de gama média.
Há diferenças nos smartphones Enterprise Edition
Ainda que pouco populares no nosso mercado, as edições Enterpise são focadas na segurança e trabalho. São os "telefones da empresa", num registo coloquial comum e podem ser remotamente configurados pela equipa de TI competente.
Nestes smartphones apenas determinadas aplicações podem ser utilizadas. O mesmo se aplica às apps que podem ser instaladas no dispositivo móvel, cabendo a decisão à empresa. Desse modo, reforçam a segurança e esperam aumentar a produtividade.
Esperamos, por fim, que tal suporte alargado possa um dia chegar à generalidade de dispositivos Samsung. Ainda assim, esta é uma das fabricantes que mais se tem esmerado por manter atualizados os seus equipamentos.
Poderá a Samsung ser a primeira fabricante Android a igualar a Apple neste quesito?
Editores 4gnews recomendam:
- 21 jogos e apps boas demais para serem gratuitas na Google Play Store
- Xiaomi terá smartphone topo de gama com câmara de 200 MP em 2022
- Apple: esta é a capacidade das baterias indicadas para os iPhone 13