Samsung dá por terminada a vida útil dos smartphones Galaxy S8

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Acabaram as atualizações oficiais do sistema operativo Android para o smartphone Samsung Galaxy S8 apresentado em abril de 2017 e disponibilizado no mercado em abril do mesmo ano. Também deixará de receber atualizações de segurança periódicas (patches).

Quatro anos após ser revelado, o Samsung Galaxy S8 chega ao fim da sua vida útil aos olhos da fabricante. Este é um dos smartphones mais importantes da história da Samsung, marcando profundamente o seu curso de ação, filosofia de design e abordagem ao mercado.

Os excelentes Galaxy S8 deixam de receber atualizações da Samsung

Samsung Galaxy S8

O Galaxy S8 chegou em dois tamanhos, além da versão padrão tivemos também o modelo Plus de maiores dimensões. Foi também o primeiro smartphone Samsung a adotar o formato geral que viria a definir esta gama de smartphones de topo até aos Galaxy S20.

Assim, é com a devida reverência que damos conta do término do suporte oficial não só para o Galaxy S8, como também o Galaxy S8+, deixando ambos de receber mais atualizações da própria Samsung. Há, contudo, soluções de terceiros que poderão ser exploradas.

Nomeadamente, o projeto LineageOS continua a suportar ambos os telefones, desenvolvendo versões específicas para cada um destes modelos. Para os utilizadores que queiram continuar a desfrutar de atualizações de software esta é uma das melhores opções a seguir.

Foi um dos modelos com suporte alargado pela Samsung

Ainda que o recente desenvolvimento não seja propriamente positivo, não foi de todo uma surpresa. Note-se que, por norma, os smartphones têm direito a duas grandes atualizações do sistema operativo - correspondendo a cerca de dois anos de suporte.

No que lhe concerne, o Galaxy S8 recebeu um total de quatro anos de atualizações, ainda que durante o último ano se tenha ficado pelas atualizações de segurança, os patches com correções. Foi, portanto, uma exceção à regra dos dois anos de atualizações.

Para ambos os Galaxy S8 e Galaxy S8+ a última atualização chega na forma do patch de abril de 2021 com as respetivas correções de segurança para o sistema.

Um bom indicador no seio da Samsung

O suporte alargado a que teve direito começa a fazer-se sentir em modelos mais recentes da fabricante líder de mercado, algo extremamente positivo. Note-se que tal benesse acaba por prolongar a vida útil dos nossos smartphones e, subsidiara mente, proteger o nosso investimento e segurança de utilização.

Não há dúvidas neste campo. A Samsung é uma das fabricantes que mais esforços tem encetado no sentido de prolongar o suporte e fornecimento de atualizações para os seus equipamentos, colmatando uma das suas falhas no passado.

Há, por fim, uma nota a ser feita aos modelos Galaxy S8 Lite e Galaxy S8 Active que continuarão a receber atualizações de segurança. Mais ainda, esperamos que este bom exemplo seja "o novo normal" para a marca líder de mercado.

O consumidor é o mais beneficiado com uma fabricante que entrega um suporte de software tão alargado face ao padrão médio neste mercado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.