Samsung continua a ser a empresa que mais vende, mas os Chineses estão mesmo ao pé

Filipe Alves
20 Janeiro, 2015

A Samsung já não é o que era há 3 anos. Todos sabemos disso. A marca Sul Coreana está com dificuldades em conseguir aguentar o mercado e a pressão de marcas, que eram pequenas mas começam a crescer de uma forma sustentável e a um nível acentuado.

A analista TrendForce mostrou-nos hoje quais os resultados do seu estudo e quem realmente estaria no lugar número 1. Como podemos ver no gráfico abaixo, vemos a Samsung no primeiro lugar, mas vemos também a concorrência a antecipar-se de uma forma incansável. A Sul Coreana em 2013 estava no primeiro lugar com cerca de 32,5 pontos percentuais, 2 anos depois perde 5,9 pontos para a concorrência. Número dois vemos a Apple muito equilibrada durante estes anos, certamente devido à fidelização dos fãs ao Sistema Operativo.

Por falar em Sistema Operativo, terminais Windows ou especificamente Nokia Lumia perderam-se na multidão de concorrentes. A Samsung e ZTE também oferece equipamentos com estes WP, no entanto, não tantos quanto android e o volume de vendas é bem menor dos WP da Samsung que os Lumia. BlackBerry prefiro nem falar, o top 10 sem BlackBerry põe-me triste, sendo eu um ávido fã da marca.

Relacionado: E um MediaTek a dar 40 mil no AnTuTu já viste?

Aquilo que mais surpreende na minha opinião, é mesmo o crescimento espontâneo da Xiaomi que consegue em 2 anos ultrapassar marcas como a LG e a Sony. Sony esta que depois de se falar que poderiam por à venda o sua linha Mobile se vê em apuros para não sair do ambicionado top 10.

Mais interessante ainda é que destas 10 maiores empresas de venda mobile, 6 delas em 2014 são Chinesas a ocupar lugares de respeito. Se fizermos as contas mais de 30% dos smartphones vendidos em 2014 são #Chinaaopoder.

Conseguirão marcas como a Xiaomi vero número 1 algum dia?

Talvez queiras ver:

Diz o que tens em mente nos comentários abaixo. E que tal ajudares um projeto Português? Sabe mais

Queres ser nosso amigo? Segue-nos nos meios de comunicação.

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.

Mais na 4gnews

Google Play Store: 18 Apps e jogos Premium que estão agora Grátis
Google Play Store nova versão da APK disponível para download
Opera para Android já te dá uma VPN grátis (download APK)
iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia
Xiaomi é a exceção à regra e cresce seriamente em 2018
Apple AirPods 2 revelados de forma oficial! Chegou o carregamento sem fios

Artigos que não podes perder

Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2018
Onde comprar Xiaomi? As lojas online e físicas com os preços mais baixos
Os smartphones com os melhores processadores - Outubro 2018
Os 15 melhores telemóveis baratos que valem (realmente) a pena em 2018
Descobre 10 produtos Xiaomi que valem a pena comprar
Como saber se o teu produto Xiaomi é falso ou original?