Samsung confirma quais smartphones antigos irão receber a Galaxy AI

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Galaxy AI é um dos temas de maior relevo atualmente para os utilizadores Samsung, sobretudo aqueles que têm modelos mais antigos. Após muita especulação, um representante da empresa sul-coreana veio finalmente confirmar quais serão os smartphones contemplados com esta função.

Em entrevista ao TechRadar, Patrick Chomet, responsável pela divisão Experiência do Cliente, revela os planos da empresa. Segundo este, a Galaxy AI chegará apenas aos smartphones lançados este ano e no ano passado.

Galaxy AI chegará apenas aos equipamentos lançados em 2023 e acima

Este representante da Samsung explica que a empresa está comprometida em entregar uma experiência de qualidade aos seus utilizadores. Por isso, será comedida no leque de equipamentos com suporte para a Galaxy AI.

Galaxy AI

"Queremos garantir que, ao longo do tempo, as nossas experiências de IA possam ser suportadas pelo desempenho [móvel], o que leva à capacidade de CPU e GPU. Então, por enquanto, estamos a aprender; vamos passo a passo. Sabemos que aGalaxy AI funciona bem na série Galaxy S24 e sabemos que funcionará bem [na série Galaxy S23]. Mas não sabemos qual será a intensidade do uso de IA para o cliente médio e [portanto, como essa] intensidade afetará os recursos do dispositivo e os recursos da nuvem."

Após esta explicação da ideologia da empresa para o uso da Galaxy AI, chega a confirmação dos equipamentos que efetivamente irão receber estas funções:

"Primeiro, queremos garantir a qualidade e o desempenho daquilo que implantamos. Depois aprenderemos como as pessoas usam [esses recursos] e ajustaremos o desempenho. Número dois, implantaremos [a Galaxy AI] num segundo conjunto de dispositivos – especificamente, o S23, S23 FE, Z Fold 5, Z Flip 5 e Tab S9 – para ver como funciona."

Por que o Galaxy S23 FE terá direito à Galaxy AI e os Galaxy S22 não?

Esta é a principal questão que fica após as declarações Patrick Chomet. Quando confrontado com esse cenário, o executivo respondeu apenas que "Por enquanto, limitaremos a Galaxy AI aos dispositivos de última geração."

Esta questão surge já que o Galaxy S23 FE e o Galaxy S22 usam o mesmo processador (Exynos 2200). Portanto, se o primeiro receberá a Galaxy AI, isso significa que a sua ausência da série Galaxy S22 não se deve a limitações de hardware.

Trata-se, portanto, de uma decisão deliberada da empresa, possivelmente como incentivo a quem possui esses equipamentos a comprar um modelo mais recente. Contudo, a empresa não descarta a disponibilização futura da Galaxy AI para estes e outros equipamentos mais antigos.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.