Samsung: atualização com correção de bug de câmara chega em abril

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de alguns utilizadores darem conta de problemas relacionados com a funcionalidade de zoom na câmara de modelos Galaxy S, a Samsung reagiu.

A gigante sul-coreana está já a trabalhar numa solução para este novo bug que será disponibilizada numa futura atualização do software. Essa atualização chega já no próximo mês de abril.

Modelos Galaxy S23 não estão a ser afetados por este bug

Imagem série de smartphones Samsung Galaxy s20
A série Galaxy S20 da Samsung é uma das afetadas pelo novo bug Crédito@Samsung

Nos seus smartphone Galaxy S, a Samsung fornece recursos de zoom híbrido (digital e ótico) desde há algum tempo. Mas recentemente alguns utilizadores deram conta de falhas na aplicação câmara destes smartphones, sempre que ativavam o zoom de 30x.

O problema parece afetar apenas alguns modelos Galaxy S, nos quais não estão incluídos os modelos mais recentes Galaxy S23. Mas a gigante sul-coreana já reconheceu o problema publicamente e está já a trabalhar numa solução de correção deste bug.

A marca garante que a correção vai chegar numa futura atualização de software, mas não avança com uma data específica para a disponibilização da mesmas, dizendo apenas que o problema será resolvido no próximo mês de abril.

De acordo com os relatos conhecidos, os equipamentos funcionam bem quando utilizam o zoom até 28,8x. Mas assim que é solicitado o zoom de 30x, o sistema falha.

Os utilizadores que sofrem este problema, tentaram as soluções habituais como limpar a cache e os dados da aplicação, redefinindo também as configurações standard. No entanto, nenhum destes “truques” conseguiu obter um resultado positivo.

Bug surgiu depois da atualização dos equipamentos para One UI 5.1

Uma informação bastante relevante é que este problema apenas surgiu depois de os utilizadores fazerem a atualização para a One UI 5.1 da Samsung, baseada no sistema operativo Android 13.

Outro ponto crucial é que parece que a série de smartphones de topo mais recente, Galaxy S23, parece não estar a ser afetada pelo problema. De acordo com o site SamMobile os equipamentos afetados são Galaxy s20, Galaxy S21 e Galaxy S22, visto que estão equipados com este zoom de 30x.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt