Samsung assolada por várias vulnerabilidades ainda por corrigir nos seus smartphones

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Um relatório do fundador da empresa de segurança Oversecured vem lançar o alerta sobre os smartphones da Samsung. Sergey Toshin diz ter encontrado dezenas de falhas de segurança nos dispositivos móveis da sul-coreana.

As vulnerabilidades agora reportadas podem assumir vários níveis de gravidade. Segundo o que se sabe, estas podem ir desde a leitura das tuas mensagens a um controlo total do smartphone.

Dezenas de vulnerabilidades levarão dois meses a corrigir

O relatório que conhecemos agora conta com várias extensões de preocupação. Não só pela quantidade e extensão das vulnerabilidades descobertas, mas principalmente pelo tempo que estas levarão a ser resolvidas.

Ao que tudo indica, a Samsung necessitará de dois meses para resolver todos os problemas reportados. A boa notícia é que alguns deles já foram resolvidos, mas nem por isso os utilizadores Samsung devem facilitar.

Alguns dos problemas agora reportados resultam em software malicioso capaz de espiar as tuas mensagens SMS. Para muitos este é já um grande problema, porém, temos ainda casos de vulnerabilidades que permitem aos piratas informáticos adquirir privilégios de escrita e leitura na memória do smartphone.

Até as pastas de segurança acrescida presentes na One UI não escaparam ao flagelo que agora se conhece. A pasta de segurança da Samsung e até o Knox foram comprometidos, embora estes inconvenientes já tenham sido resolvidos.

A vulnerabilidade que concedia privilégios de escrita e leitura no smartphone também já foi resolvida. Significa que se tiveres as atualizações de segurança em dia no teu equipamento já não terás de te preocupar com estes problemas.

As restantes que permanecem por resolver não foram detalhadas, nem tampouco os modelos vitimados pelas vulnerabilidades em causa. Este secretismo tem o objetivo de proteger os utilizadores e não divulgar informação que possa levar a uma exploração ativa das falhas de segurança em causa.

Samsung tenta acalmar os seus utilizadores

Perante este relatório, a tecnológica sul-coreana não tardou em responder. O comentário prestado pode ser lido em seguida e visa acalmar as preocupações dos utilizadores Galaxy.

"Não houve nenhum problema relatado globalmente e os utilizadores devem ter certeza de que as suas informações confidenciais não estão em risco. Abordamos a vulnerabilidade potencial desenvolvendo e emitindo patches de segurança através de atualizações de software em abril e maio de 2021, assim que identificamos o problema."

O conselho que deixamos aos nossos leitores com dispositivos da Samsung é que mantenham os seu produtos constantemente atualizados. Ademais, redobramos a sensibilização para evitarem a instalação de aplicações provenientes de fontes desconhecidas ou externas à Play Store e Galaxy Store.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy S21 FE pode ser o melhor segredo escondido de 2021
  • Samsung, Apple a Xiaomi no topo em 2021. Mas há uma que se destaca
  • Samsung desvenda novo trunfo fotográfico para smartphones baratos e bons
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.