Samsung anuncia o chip Exynos 2200 com gráficos AMD para os Galaxy S22

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Samsung deu a conhecer o seu mais recente processador topo de gama a figurar, muito em breve, na geração de smartphones Samsung Galaxy S22. Com efeito, temos agora o chip Exynos 2200 que reflete também a parceria com a AMD.

Mais concretamente, o novo SoC (system on chip) da Samsung conta com uma gráfica (GPU) apelidada de Xclipse cuja arquitetura se baseia na RDNA 2 da AMD, fabricante sediada em Taiwan com a qual a tecnológica sul-coreana tem colaborado recentemente.

A Samsung acaba de anunciar o novo chip Exynos 2200

Ainda que a data originalmente prevista para este anúncio fosse o último dia 11 de janeiro, a Samsung terá enfrentado alguns atrasos agora colmatados. O anúncio pela tecnológica sediada na Coreia do Sul confirma assim a existência de diferentes variantes para os seus Samsung Galaxy S22, com a norte-americana a integrar o chip Snapdragon 8 Gen 1 e as demais a usar o Exynos 2200.

Podemos assim dar como desmentidos os rumores que sugeriam o fim da linha Exynos para os smartphones topo de gama da Samsung, com o novo chip a provar o contrário. Mas, vejamos em seguida quais as novidades que este processador integra.

Em primeiro lugar, o novo "motor" é construído de acordo com a litografia ou arquitetura de 4 nm (EUV). Trata-se de um SoC octa-core, portanto, com oito núcleos de processamento já baseados no modelo ARMv9.

Este é o novo SoC com 8 núcleos para os melhores smartphones Samsung

Os 8 núcleos estão agrupados em 3 grupos ou clusters de processamento. O primeiro é composto por um só núcleo gigante para as tarefas extremas - Cortex-X2. O segundo é composto por três núcleos Cortex-A710 de grandes dimensões. Por fim, o terceiro grupo é composto por quatro núcleos Cortex-A510 de pequenas dimensões para lidar com as tarefas mais simples.

Mais ainda, o Exynos 2200 integra a GPU Xclipse baseada na arquitetura RDNA2 da AMD. Segundo a Samsung, esta gráfica conseguirá entregar" gráficos ao nível das consolas com uma experiência de jogo comparável nos seus smartphones.

Para tal, a gráfica Samsung Xclipse tem capacidades como a aceleração ray tracing, bem como a representação de sombras variáveis. Na prática, temos a simulação da incidência da luz natural nas superfícies, ao passo que a aceleração da representação de sombras ajudará a otimizar o fluxo de trabalho da GPU.

Os gráficos Xclipse são um dos destaques do Exynos 2200

O Exynos 2200 conta ainda com novos sistemas de gestão energética com o intuito de minimizar o consumo de energia mesmo em jogos mais intensos. Além disso, temos um novo sistema de processamento neural com novos algoritmos de IA otimizados.

Integra também um processador de sinal de imagem (ISP) renovado, capaz de captar imagens a 108 MP, bem como vídeo a 4K no modo HDR, ou 8K para as gravações.

Para comunicações, o Exynos 2200 integra um modem 5G mais recente e veloz com suporte para as bandas sub-6 GHz que promete velocidades de download até 10 GBps. A restante lista de especificações técnicas pode ser encontrada na página da Samsung.

Mais velocidade, melhores gráficos, maior segurança

Temos ainda novas funções de segurança como o sistema Integrated Secure Element (iSE) que ajudará a manter os nossos dados a salvo, com novo sistema de encriptação de informações sensíveis.

Por fim, este Exynos 2200 da Samsung está atualmente em produção em massa. Resta saber, contudo, se estará pronto a tempo de integrar os novos Samsung Galaxy S22 a chegar no próximo mês de fevereiro - dia 8.

Editores 4gnews recomendam:

  • GTA 5: versão para PS5 e Xbox Series X|S sobre revés no desenvolvimento
  • Apple confirma ausência de cancelamento de ruído nos iPhone 13
  • 23 jogos e apps temporariamente grátis na Google Play Store para Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.