Samsung afirma que sensores de 600MP poderão ser uma realidade!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Samsung continua a dar que falar no segmento dos sensores fotográficos para smartphones, não só pelos populares produtos que já tem no mercado, mas também pelas surreais promessas feitas pelo Diretor da divisão de sensores, Yongin Park.

Através de um publicado no site Samsung Newsroom, depois de um grande discurso sobre a grande evolução deste segmento, decidiu revelar que estão a trabalhar no desenvolvimento de sensores de 600MP.

Sensores de 600MP não serão destinados a smartphones

Ainda que Yongin Park não tenha negado categoricamente que estes sensores não irão ser implementados em smartphones, o executivo salientou que este é um segmento extremamente importante para veículos autónomos, drones e produtos IoT (Internet of Things).

Assim sendo, mesmo que a Samsung consiga desenvolver um sensor de 600MP, é provável que este seja implementado neste tipo de produtos, e não em smartphones. Considerando que, será virtualmente impossível conseguir mais espaço para aumentar o tamanho dos sensores utilizados em smartphones, esta parece ser uma estratégia credível.

Mesmo que a Samsung consiga alcançar um avanço inacreditável nas suas tecnologias de pixel binning, para alcançar os 600MP em sensores tão pequenos, iria traduzir-se em pixels extremamente pequenos, acabando por comprometer a qualidade da sua performance. Relembro que independentemente do número de megapixels, os sensores precisam de ter pixels com dimensões consideráveis, para que consigam uma boa absorção de luz.

Samsung vai começar a apostar no segmento dos drones e veículos autónomos

Considerando que já temos no mercado sensores de 108 megapixels para smartphones (criado pela Samsung), é difícil imaginar que durante um futuro próximo vejamos grandes saltos neste segmento. Especialmente se o design dos smartphones continuar a seguir as mesmas tendências, mantendo-se o mais compactos possível.

Por isso, não é de estranhar que a divisão de sensores da Samsung esteja já a concentrar os seus esforços em diferentes segmentos. Com os grandes avanços tecnológicos feitos no mundo dos drones e veículos autónomos, cada vez mais irão precisar de avanços tecnológicos nas suas câmaras.

Visto que estas são literalmente os seus "olhos" e ferramenta principal de orientação, é fácil assumir que o nível da sua performance será diretamente influenciado pela qualidade dos seus sensores.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung Galaxy Fold 2 trará um ecrã exterior consideravelmente melhor
  • O teu smartwatch da Samsung vai lembrar-te para lavares as mãos
  • Samsung promete resolver o problema no ecrã do Galaxy S20 Ultra
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.