Samsung acaba com todas as dúvidas em torno do lançamento do Exynos 2200

Carlos Oliveira
Comentar

O mercado tecnológico ficou em alvoroço quando a Samsung falhou a data que a própria anunciou para a apresentação do processador Exynos 2200. Este deveria ter sido revelado ontem, mas a ausência de notícias criou imensas questões sobre o futuro deste SoC.

Para acalmar os ânimos, a Samsung veio a público esclarecer a temática. Tal como veicula a publicação Business Korea, o Exynos 2200 continua a fazer parte dos planos da sul-coreana neste início de 2022.

Samsung promete lançamento do Exynos 2200 a tempo dos Galaxy S22

Através de um representante oficial da Samsung Electronics, a empresa esclarece: "Estamos a planear revelar o novo processador no momento do lançamento de um novo smartphone Samsung". Ainda que não o diga perentoriamente, tudo aponta que o equipamento em causa seja a linha Galaxy S22.

Samsung Exynos 2200

Com efeito, fica apenas por esclarecer se a Samsung irá anunciar o Exynos 2200 no mesmo evento de apresentação dos Galaxy S22 ou em ocasião prévia. Recordo que, em 2021, a sul-coreana revelou os pormenores do Exynos 2100 dois dias antes da apresentação da linha Galaxy S21.

Estas declarações eliminam as hipóteses levantadas sobre uma eventual desistência da Samsung do seu novo processador Exynos 2200. Este SoC, desenvolvido em parceria com a AMD, vai mesmo ser lançado, ao que tudo indica, nas vésperas dos seus próximos topos de gama.

Sobre os motivos que levaram ao adiamento da sua revelação, a Samsung dissipa quaisquer inconvenientes. Segundo o mesmo representante da empresa "não há problemas com a produção e desempenho do processador".

Esta afirmação visa responder aos que teorizaram que este adiamento dever-se-ia a problema de sobreaquecimento do Exynos 2200. Fica esclarecido que não foi isso que originou o adiamento no lançamento do processador.

Exynos 2200 é um processador pensado para o segmento gaming

Já sobre o que esperar do Exynos 2200, o representante da Samsung reitera o foco no segmento gaming. "Pretendemos aumentar a nossa competitividade disponibilizando GPUs para jogos em dispositivos móveis."

A AMD será parte imprescindível, emprestando a sua tecnologia RDNA aos gráficos incorporados no Exynos 2200. Note-se que esta é a mesma tecnologia utilizada nas placas gráficas para PC da AMD e nas consolas de nova geração.

Com efeito, os Samsung Galaxy S22 prometem ser os primeiros smartphones do mercado com suporte à tecnologia ray tracing. Um marco na indústria móvel que pretende apagar a má imagem deixada pelo processador que o antecede.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.