A Samsung vai acabar com atualizações de software para três smartphones do seu vasto portefólio. Ainda que a política de atualizações da marca sul-coreana seja bastante generosa ao fornecer sete anos de upgrades para topos de gama e quatro anos para a gama média, alguns modelos vêm a sua vida útil chegar ao fim.
Desta vez, os infelizes contemplados são:
- Galaxy A51 5G
- Galaxy A41
- Galaxy M01
Também não vai haver atualizações de segurança
Mas as más notícias não se ficam por aqui. A Samsung vai também terminar com a disponibilização de patches de segurança. E essa indisponibilidade começa já este mês.
Tal como é noticiado pelo site Phone Arena, é possível que esta situação seja invertida, no caso de ser descoberta uma vulnerabilidade bastante grave.
Já aconteceu antes e a Samsung acabou por disponibilizar novos recursos de segurança para modelos cujo suporte já tinha sido encerrado.
Todos estes modelos foram lançados em 2020
Tal como já foi referido, a política de atualizações da Samsung é bastante generosa e estes três smartphones beneficiaram de atualizações durante quatro anos.
Recorde-se que os três terminais – Galaxy A51 5G, Galaxy A41 e Galaxy M01 – foram todos lançados no mercado no longínquo ano de 2020, com o sistema operativo Android 10 pré-instalado.
Contas feitas, passaram-se quatro anos e agora os terminais vêm a sua vida útil chegar ao fim. Todos os utilizadores detentores deste modelo devem estar agora mais atentos, uma vez que a falta de atualizações pode levar a que os modelos não suportem aplicações com requisitos mais atuais e exigentes.