H13405 Multímetro
O multímetro H13405

Sabes o que é um multímetro? Provavelmente se nos segues é porque gostas de tecnologia, desde smartphones até computadores, informática e demais periféricos. Se calhar até tens a tua empresa de venda e/ou reparação de smartphones e variadíssimos gadgets eletrónicos. Se assim for, este artigo é para ti. Um multímetro é tão importante para um técnico reparador ou eletricista como um bisturi é crucial para um cirurgião.

Vê ainda: Será este o preço do Motorola Moto E4 Plus com bateria de 5000mAh?

Confesso que desde pequeno que gostava de abrir e inspecionar os meus brinquedos, desmontando vários deles e tentando – ainda que em vão – voltar a montar tudo. Depois, quando algum gadget eletrónico avariava comecei também a tentar perceber o que se tinha passado e, graças ao meu pai, fiquei a conhecer esta ferramenta multi-propósitos, o multímetro. Quando comecei a montar alguns PC’s, até me ter rendido aos Mac isto é, o multímetro era, e é, uma ferramenta indispensável para quem gosta de modificações, builds ou simplesmente reparar as suas máquinas.

   

Para que serve o Multímetro?

Em primeiro lugar, um multímetro é um dispositivo que permite a medição e até o registo de várias grandezas eléctricas. Por grandezas elétricas entenda-se as intensidades de corrente, tensões eléctricas, resistência eléctricas, capacidades, indução, frequências, temperaturas, e outras quantas grandezas.

Sabe mais sobre este multímetro, AQUI

Em segundo lugar, existem dois tipos de multímetro, os analógicos e os digitais. Hoje vamos aqui abordar apenas um modelo de multímetro digital. Este género é muito mais fácil de utilizar, a visualização dos valores é imediata e o seu preço e disponibilidade é inigualável.

O multímetro é, essencialmente, um pequeno aparelho que permite várias leituras reduzindo desta forma a necessidade de usar vários aparelhos para medir as diferentes grandezas.

Por falar nisso, algumas das grandezas mais frequentemente utilizadas são as seguintes: – A corrente elétrica, sendo a electricidade uma forma de energia comum a toda a matéria. A título de curiosidade quando se afirma que um corpo está carregado positivamente, ele tem falta de electrões, e quando está carregado negativamente, tem electrões em excesso.

É a este movimento movimento orientado dos electrões do potencial negativo para o positivo, aqui se dá o nome de corrente eléctrica. Ora, só se verifica a existência de uma corrente elétrica  quando há uma diferença de potencial entre dois pontos e se estiverem interligados por meio de um material condutor. Por último, existem vários tipos de corrente, como a corrente contínua (DC) e corrente alternada (AC).

Sabe mais sobre este multímetro, AQUI

Esta é apenas uma das grandezas que um multímetro é capaz de medir. Já a nível de limites, o produto apresentado custa cerca de $11 dólares e será capaz de operar dentro destes parâmetros:

  • Voltagem em DC: 200m/2/20/200/1000V ±0.5%
  • Voltagem em AC: 200m/2/20/200/750V ±0.8%
  • Corrente DC: 2m/20m/200m/20A ±2.0%
  • Corrente AC: 20m/200m/20A ±1.8%
  • Resistência: 200/2K/20K/200K/2M/20M/200MΩ ±0.8%
  • Capacidade elétrica : 2n/20n/200n/2u/20u/200uF ±4.0%

Outros assuntos relevantes:

Será mesmo este o aspeto do iPhone 8?

Xiaomi Mi 6 | Unboxing e primeiras impressões do flagship da Xiaomi

Samsung Galaxy S8 é o verdadeiro tesouro dos Piratas das Caraíbas