O Galaxy S25 Ultra continua a ser um smartphone único num aspeto: a S Pen. A caneta inteligente continua a vir incorporada no smartphone, numa espécie de tradição que a Samsung transportou da série Note para o modelo Ultra. Mas nesta versão tirou-lhe capacidades.
Para os fãs da S Pen, é importante ter em conta que no Galaxy S25 Ultra esta já não suporta Bluetooth. A Samsung tirou esta capacidade alegando que os utilizadores não utilizavam as funções que o Bluetooth permitia. Mas o que se perdeu?
- Gestos pelo ar (Air Gestures): esta é uma das funções icónicas da S Pen e basicamente permitia aos utilizadores usar a S Pen para controlar certas funções sem tocar no ecrã. Permitia, por exemplo, passar slides no PowerPoint ou mesmo navegar em alguns elementos da interface. Pois bem, há que dizer-lhe adeus.
- Função de clique remoto: outra função bastante conhecida da S Pen era o clique à distância. Esta funcionalidade permitia aos utilizadores pousar o smartphone numa superfície com a câmara ligada e usar o botão da S Pen para tirar fotografias sem tocar no smartphone. Era uma funcionalidade interessante para fotografias de grupo e não só que deixa de existir no Galaxy S25 Ultra.
S Pen continua a ser uma excelente ferramenta
Tal como o Gizmochina refere, a S Pen continua a ser uma excelente ferramenta para quem quer desenhar, tirar notas ou simplesmente assinar uns documentos facilmente a partir do smartphone. Além disso, mantém também a sua deteção de perda, para alertar o utilizador quando a mesma se afastar do equipamento.
A Samsung afirma que apenas uma pequena parcela dos utilizadores usava as funcionalidades de Bluetooth. E um recente questionário do Android Authority confirma que a maioria não olha para esta remoção como uma real perda.
O Galaxy S25 Ultra é assim um dos smartphones mais relevantes para 2025 e continua em pré-venda até 6 de fevereiro, com o dobro do armazenamento grátis. Começa nos 1499 €. Podes ler a minha análise completa ao Samsung Galaxy S25 Ultra.