Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Samsung Galaxy S25 Ultra review: a fórmula vencedora

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 9 min.

Samsung

Samsung Galaxy S25 Ultra
★★★★★5Excelente

O Galaxy S25 Ultra mostra que não é necessário fazer mudanças radicais num smartphone para entregar aos utilizadores uma experiência de topo. A Samsung pegou numa fórmula vencedora, mudou ligeiramente o design, aprimorou o software, adicionou uns 'pozinhos' de IA e o resultado é um dos melhores smartphones que podes comprar em 2025.

Prós
  • Construção de topo

  • Design apelativo

  • Ecrã com excelentes cores, fluidez e baixo reflexo

  • Desempenho de elite

  • 7 anos de atualizações

  • Repleto de funções de IA

  • Conjunto de câmaras de topo

  • Boa autonomia de bateria

Contras
  • É um smartphone caro (começa nos 1499 €)
  • Velocidade de carregamento atrás da concorrência
  • S Pen perde funções úteis com a ausência de Bluetooth

Costuma dizer-se que ‘em equipa que ganha não se mexe’. A Samsung lançou o Galaxy S25 Ultra com grande foco na Inteligência Artificial, mas como uma atualização incremental ao nível do hardware. O preço mantém-se nos 1499 €.

O mais comum é dizermos que não vale a pena fazer upgrade de um smartphone topo de gama de um ano para o outro. As melhorias são incrementais e marcas como a Samsung já prometem 7 anos de atualizações nos seus equipamentos. Tendo tudo isso em conta, como se porta o Galaxy S25 Ultra? Vem descobrir nesta análise.

Unboxing

A caixa do Galaxy S25 Ultra não esconde segredos. Estamos em 2025 e já sabemos com o que contar num equipamento deste género. Ou seja, não há carregador incluído, algo que parece estar em vias de extinção.

Samsung

No interior desta caixa que segue a sobriedade das gerações anteriores, encontramos à cabeça o Galaxy S25 Ultra em todo o seu esplendor. Abaixo encontras a ferramenta para trocar de cartão SIM e ainda o cabo de carregamento USB-C para USB-C.

Design e construção

O S25 Ultra troca a moldura lateral da anterior geração por uma ideologia plana e passa a ter esquinas arredondadas, ao invés de pontiagudas. O que à primeira vista pode indicar que o smartphone não é tão confortável na mão.

A verdade é que continua a ser um aparelho bastante agradável de usar e tão leve quanto um smartphone deste tamanho pode ser. Passou de 8,6 para 8,2 mm e isso nota-se na utilização a longo prazo; passou a pesar 218 gramas (ao invés de 232g), algo que agradecemos diariamente.

Samsung

A sua construção dá um sentimento premium de que é tudo o que um utilizador exigente pode esperar. Temos frente e traseira em vidro com a mais recente proteção Gorilla Glass Victus e uma moldura em titânio de grau 5 que confere ao produto o sentimento de que efetivamente se fez um investimento avultado.

Os utilizadores podem ainda contar com certificação IP68, que garante que o smartphone pode mergulhar em água até 1 metro e meio de profundidade por 30 minutos. A Samsung não aposta, no entanto, em certificação IP69 que já começamos a ver em alguns concorrentes.

Uma palavra importante para a S Pen, acessório incorporado no corpo do S25 Ultra. Continua a ser bastante útil para escrever, desenhar ou assinar documentos no smartphone. Mas a Samsung tirou-lhe a função de Bluetooth, pelo que tirar fotografias à distância com um clique ou usar os Air Gestures deixa de ser possível.

Samsung

Ecrã e áudio

O ecrã do Galaxy S25 Ultra passa de umas anteriores 6,8 para 6,9 polegadas, com um aproveitamento do painel que agora é de 92,5% face ao corpo. As margens são bastante finas e o ecrã é totalmente plano. A qualidade do painel é aquilo que já esperamos da Samsung.

É um painel AMOLED LTPO 2X com resolução de 1440 por 3120 píxeis e taxa de atualização dinâmica até 120 Hz. O resultado é um ecrã com excelentes cores e uma fluidez de topo. O brilho de 2600 nits é mais que suficiente para termos uma excelente legibilidade no exterior, mas já existem opções no mercado com números mais vistosos.

Samsung

Graças ao revestimento antirreflexo que a Samsung coloca no smartphone (que o S24 Ultra também já tinha), este é dos melhores equipamentos para usar com luz a incidir. Isto porque o conteúdo continua a ter grande legibilidade, graças a essa cobertura no ecrã. Deu-se ainda o passo para Gorilla Glass Armor 2, que torna o ecrã ainda mais resistente a quedas.

O áudio do Galaxy S25 Ultra também está ao nível dos melhores smartphones do mercado. É um smartphone em que podes confiar para ouvir as tuas playlists favoritas com grande clareza, bem como para sentir a turbulência das explosões nas tuas séries ou jogos favoritos.

Samsung

Tanto ao nível de ecrã como de áudio, o Galaxy S25 Ultra é um smartphone superlativo. A navegação em qualquer momento é bastante fluida, o ecrã tem ótimas cores, poucos reflexos e o áudio é corpulento e detalhado.

Desempenho

Tal como o seu processador (Snapdragon 8 Elite), o desempenho do Galaxy S25 Ultra é verdadeiramente de elite. Este processador é um bom incremento de desempenho face à anterior geração, permite executar mais funções de IA diretamente no equipamento e também o encontras no Galaxy S25 e Galaxy S25 Plus.

Pontuação do Galaxy S25 Ultra no Geekbench 6
Pontuação do Galaxy S25 Ultra no Geekbench 6

Os números da Samsung mostram que o smartphone tem um incremento de 37% em CPU, 30% em GPU e 40% na unidade de processamento neutral. Os testes que fizemos no Geekbench mostram que este é dos smartphones mais rápidos do mercado para 2025.

Na prática, o Samsung Galaxy S25 Ultra é o smartphone mais rápido que já usei. O processador em combinação com uma interface estupendamente otimizada, fazem deste um smartphone perfeito para usar em qualquer tarefa (ou tarefas, em simultâneo) que lhe ‘atires’ para cima. A Samsung e a Qualcomm estão de parabéns.

Interface e IA

A Samsung desenvolveu de raiz a OneUI 7 baseada no Android 15 para os Galaxy S25, com toda uma estética bastante aprimorada. Para os utilizadores mantém-se também a garantia de que terão direito a 7 anos de atualizações, o que acrescenta valor ao equipamento.

Samsung

Uma das grandes novidades na Galaxy AI é a possibilidade de realizarmos ações em mais que uma aplicação, com a ajuda do Google Gemini. Com um simples comando de voz, podemos pedir para pesquisar restaurantes num determinado local com certas características no Google Maps e pedir para enviar para um contacto.

Acima tens um exemplo prático, onde pedi ao Gemini para encontrar restaurantes em Alcobaça com comida tradicional e enviar para a minha namorada. Deu vários resultados e posso dizer-te que, conhecendo a zona, foi uma bela pesquisa. Podes realizar este tipo de ações por voz sem ter de tocar no equipamento.

De realçar, no entanto, que esta é uma funcionalidade que requer que tenhas o Google Gemini pago. Aparentemente vai funcionar durante 2 anos de forma gratuita, mas após esse tempo ainda é vago sobre o que irá suceder.

Now Brief
Now Brief

Outra grande novidade é o Now Brief e a Now Bar. O Now Brief um widget no ecrã de bloqueio e que podes ter no menu principal, que te mostra algumas informações do dia, como a meteorologia ou eventos no calendário. Por enquanto ainda sinto falta de personalização e de compatibilidade com mais apps que deve chegar no futuro.

A Now Bar é outra das grandes novidades na interface da Samsung. Esta traz informações ao fundo do ecrã de bloqueio do Now Brief, de apps da Samsung mas também de outras em tempo real. Podes ver informações de um jogo de futebol ou do Google Maps em tempo real. Agora é aguardar que mais aplicações 'entrem no jogo'.

O Circle to Search também está cada vez melhor e agora até é possível pesquisar por músicas que estão a tocar numa série que estás a ver na Netflix ou num vídeo do YouTube. É de esperar que algumas destas funções estejam em breve disponíveis noutros smartphones Android.

Now bar
Now Bar

Nas definições ou na galeria, agora também é possível pesquisar com linguagem natural. Isso aumenta as possibilidades de encontrares algo sem ter de pesquisar pelo nome correto. E também podes pedir para realizar ações no equipamento, como baixar ou aumentar o volume.

Escusado será dizer que tens aqui todas as funções de IA já conhecidas da Samsung e todas em português de Portugal. Essa é uma preocupação da marca e o utilizador agradece. A OneUI 7 enquanto interface não é perfeita, mas é seguramente das melhores que podes encontrar num smartphone.

Câmara

Quando olhamos para o histórico e especificações das câmaras do Samsung Galaxy S25 Ultra pensamos em fiabilidade. E é isso que fornecem, embora a grande novidade seja o sensor grande angular de 50 MP que vem substituir o anterior de 12 MP. Os utilizadores podem assim esperar imagens com melhor resolução e isso estende-se também às fotografias macro captadas com este sensor. A câmara frontal revela-se excelente para selfies ou videochamadas.

Ultra angular
Ultra angular
Macro
Macro
Frontal, modo retrato
Frontal, modo retrato

Continuamos a ter um sensor principal de 200 MP com estabilização ótica de imagem, que providencia imagens de grande qualidade, tanto de dia como no período noturno. Seja a fotografar paisagens, pessoas ou arte urbana, os resultados são de boa qualidade. E isso estende-se também ao vídeo.

Continuamos a ter um sensor telefoto de 10 MP para zoom de 3 vezes, que já merecia uma atualização. No entanto, os retratos que conseguimos com esta lente são de grande qualidade. Para zoom ótico de até 5 vezes e zoom digital de até 100 vezes é usada o sensor de 50 MP. É claro, a partir das 20 vezes, a não ser que queiras ver algo ao longe, a utilidade das imagens é mais questionável.

Principal
Principal
Principal
Principal
Principal, modo retrato
Principal, modo retrato
Telefoto, 3x, modo retrato
Telefoto, 3x, modo retrato
Telefoto, 3x, modo retrato
Telefoto, 3x, modo retrato
Principal
Principal, noite
Principal, noite
Principal, noite

O que há a dizer deste setup de câmaras é que é dos mais completos do mercado, embora não tenha melhorias profundas no hardware. A Samsung encontrou aqui uma fórmula e continua a aprimorar a mesma e a ter bons resultados.

Bateria

A bateria do Galaxy S25 Ultra mantém-se inalterada há várias gerações, com 5000 mAh de capacidade. O mesmo se pode dizer do carregamento com fios de 45 W e sem fios de 15 W. O carregamento reverso é executado a um máximo de 4,5 W e, como nas anteriores gerações, não há carregador incluído na caixa.

A capacidade da bateria do Galaxy S25 Ultra revelou-se mais que suficiente para uma utilização diária normal. Se fores um utilizador típico, tens bateria para te durar desde que tiras o equipamento da tomada às 7-8h da manhã e o voltas a colocar às 22/23h. Se fores um utilizador mais leve, até podes almejar algo mais.

Samsung

De realçar que o Galaxy S25 Ultra já vem com tecnologia Qi2 de carregamento sem fios. Ou seja, deveríamos poder usar acessórios MagSafe sem a necessidade de uma capa. Mas para tal ainda é necessário comprar uma capa extra, pois o magnetismo não vem incorporado no equipamento.

O carregamento do Galaxy S25 Ultra, com fios, demora entre 60 a 70 minutos. E, não sendo propriamente lento, já se exigia mais de um equipamento que custa quase 1500 €. Existem concorrentes a demorar metade ou mesmo um terço do tempo a carregar uma bateria da mesma capacidade.

Conclusão

O Galaxy S25 Ultra mostra que não é necessário fazer mudanças radicais num smartphone para entregar aos utilizadores uma experiência de topo. A Samsung pegou numa fórmula vencedora, mudou ligeiramente o design, aprimorou o software, adicionou uns 'pozinhos' de IA e o resultado é um dos melhores smartphones que podes comprar em 2025.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.