A AMD anunciou o seu processador para desktop mais rápido até hoje. Chama-se Ryzen 9 3950X, e chega ao mercado com 16 núcleos, 32 threads e uma velocidade de turbo de 4.7GHz. Tem lançamento marcado para setembro, com um preço que começa nos 749 dólares.
Este é um processador que promete agitar o mercado, já que vem para competir com o Intel Core i9-9960X. Para se ter uma ideia, o processador da Intel apresenta especificações semelhantes, mas custa o dobro deste preço.
Especificações do Ryzen 9 3950X
- 16 núcleos
- 32 Threads
- Clock base de 3.5GHz
- Turbo boost de 4.7GHz
- Cache L2+L3 de 72MB
- TDP de 105W
- Preço: 749 dólares
AMD estreia 16 núcleos no mercado "mainstream"
As especificações não enganam. Construído sob o processo de 7 nanómetros, conta com a arquitetura Zen 2. Os seus 16 núcleos e 32 threads são aquilo a que se pode chamar uma completa estreia nas plataformas mainstream, tornando-se a AMD a primeira fabricante a trazer tais números para o consumidor comum.
A frequência base deste processador figura-se nos 3.5GHz, conseguindo um Turbo de 4.7GHz. Chega com uma cache total de 72MB, e tal como os modelos mais modestos da série Ryzen 3000, tem um TDP de 105W. Estes são números da frequência base, que aumentarão em Turbo, ou num overclock feito pelos utilizadores.
O novo processador topo de gama da AMD tem chegada prevista ao mercado apenas em setembro. O seu preço anunciado para o mercado americano é de 749 dólares, sendo que deverá chegará à Europa por valores a rondar os 800 euros. O preço soa imbatível, e veremos se a performance estará ao nível dos seus concorrentes.
Editores 4gnews recomendam:
- Processadores Ryzen da AMD venderam o dobro dos Intel Core em maio
- Apple anuncia lançamento do novo Mac Pro e monitor Pro Display XDR para setembro
- Huawei interrompe o desenvolvimento de novos computadores