A entidade reguladora de comunicações russa, Roskomnadzor, removeu o banimento que tinha colocado na app Telegram. A app de comunicação estava banida da Rússia faz dois anos, onde o acesso era extremamente limitado. A decisão para permitir a app novamente foi motivada pela pandemia mundial de COVID-19.
A Rússia e a Roskomnadzor esperam que, através do Telegram, consigam espalhar informações importantes sobre a pandemia. Afinal, o Telegram é das apps de comunicação mais utilizadas do planeta por particulares e empresas, à semelhança do WhatsApp. Adicionalmente, a app oferece um bom nível de segurança na encriptação de conversas.
A encriptação de conversas é uma das grandes vantagens de apps como o Telegram. Contudo, foi essa medida de segurança que levou ao seu banimento, após recusar ceder chaves de encriptação às autoridades russas, numa situação similar à Apple e o FBI.
Telegram foi usado mesmo com o banimento
Conforme avança a Bloomberg, vários cidadãos russos continuaram a utilizar o Telegram, através de alternativas para contornar o banimento. Na verdade, até mesmo as forças destacadas para combater o COVID-19 fazem uso do Telegram, apesar de ser proíbido.
Ironicamente, até o Ministério das Relações Exteriores da Federação Russa continou a utilizar o Telegram livremente. Assim sendo, é bom sinal que a Rússia finalmente percebeu a importância da app, permitindo-a novamente sem restrições, pelo menos até "bater de frente" com a app novamente.
Em 2019, o Telegram tinha atingido 200 milhões de utilizadores mensais e quase meio milhão de downloads, globalmente. Com a situação da pandemia, a tendência para a app de comunicação será continuar a crescer.
Editores 4gnews recomendam:
- Google Chrome: mais de 70 extensões foram removidas por spyware!
- ALERTA: remove já estas 38 Apps do smartphone! Já foram eliminadas da Google Play Store
- Zynn: cópia do TikTok mudou de comportamento após ser expulsa da Google Play Store e Apple App Store