Rússia afirma ter testado com sucesso a sua versão da internet

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Conforme avança o BBC, o Ministério de Comunicações russo anunciou hoje testes bem sucedidos de uma alternativa à internet, intitulada Runet. Esta alternativa funcionará supostamente como uma intranet funciona dentro de uma empresa.

Assim sendo, o governo russo poderá simplesmente filtrar todo o conteúdo disponibilizado aos seus cidadãos. Países como a China, Irão e Arábia Saudita já possuem estas práticas há vários anos, limitando o acesso que os cidadãos tem à internet e todo o seu conteúdo.

Uma infraestrutura deste género poderá dificultar até mesmo o acesso às VPN (Virtual Private Network). As VPN são bastante utilizadas por indivíduos em países onde a utilização da internet é censurada e oprimida, permitindo aceder à informação disponibilizada ao público geral.

Este não é o primeiro passo da Rússia para controlar a internet

Durante este ano, a Rússia tem feito vários esforços para controlar a internet e os seus conteúdos. Em novembro, o governo russo aprovou uma lei que permite o bloqueio de qualquer tipo de conteúdo em "caso de emergência". Outra lei baniu a venda de equipamentos que não tenham certas apps russas pré-instaladas.

Assim sendo, todos os telemóveis, computadores, tablets e até mesmos televisões terão de passar a ter certas apps pré-instaladas de fábrica. De acordo com o governo russo, esta medida serve para ajudar os programadores e empresas russas a lidar com a competição.

Desta forma, a internet na Rússia poderá mudar drasticamente nos anos vindouros. Infelizmente, os seus cidadão terão a sua liberdade bastante afetada considerando que a Rússia irá provavelmente controlar a 100% todos os conteúdos existentes na sua "Runet".

Editores 4gnews recomendam:

  • ASUS lança novo monitor que é o sonho de qualquer amante de vídeo-jogos!
  • Estes são os smartphones Android com internet mais rápida! Huawei domina os rivais
  • iPhone XR continua a ser o mais popular smartphone da Apple
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.