Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Rumores desmentidos: Tesla nega planos para inovação esperada

Há algum tempo que corriam rumores que a Tesla estaria a preparar uma tecnologia de carregamento indutivo para os seus carros. Afinal, isso não vai acontecer.

Tesla

No final de 2023 começaram a surgir indicações de que a Tesla estaria a preparar-se para lançar uma tecnologia de carregamento sem fios para os seus carros. Essas notícias entusiasmaram os fãs que agora recebem uma grande desilusão.

Engenheiro da Tesla afasta o carregamento sem fios nos carros da marca

Conforme avança a publicação NotATeslaApp, Wes Morrill, engenheiro ligado ao departamento da Cybertruck, afirma que não existem planos nesse sentido. Tais afirmações foram proferidas num chat no Discord, acabando com as expectativas geradas entretanto.

Sendo este um engenheiro ligado ao desenvolvimento da Cybertruck ele aborda o tema do carregamento indutivo na perspetiva desse veículo. Ele refere que desenvolver "o carregamento sem fio para algo tão distante do solo como o CyberTruck é idiota".

O engenheiro adianta ainda que para compensar o peso deste veículo, a base de carregamento sem fios teria de ter, pelo menos, 15 centímetros de altura. Algo que claramente não encaixa na definição de elegância da Tesla.

Este último ponto levanta algumas questões e deixa no ar a dúvida se a Tesla esteve efetivamente a trabalhar nesta tecnologia. É uma possibilidade, mas de acordo com as declarações de Wes Morrill isso não irá acontecer.

A publicação TechRadar contactou diretamente a Tesla para esclarecimentos adicionais sobre este tema. Infelizmente, ela não obteve nenhuma resposta até à data deste artigo.

Os primeiros rumores sobre o desenvolvimento de uma tecnologia de carregamento sem fios para os carros da Tesla surgiram em 2023. Durante um evento para investidores, surgiu uma imagem (no topo) que mostrava o que aparenta ser uma base de carregamento indutivo.

Além disso, o chefe de design da Tesla, Franz von Holzhausen, disse, num evento dedicado à Cybertruck, que a Tesla estava a trabalhar no carregamento indutivo. Afirmações que acalentaram as esperanças dos fãs, mas que agora são refutadas por outro colega seu.

Porsche aproveita a hesitação da Tesla

Enquanto a Tesla parece estar a hesitar no desenvolvimento desta tecnologia de carregamento, a sua concorrente Porsche avança. A empresa alemã disse, ainda na semana passada, que vai mesmo apostar neste tipo de carregamento.

A primeira base de carregamento sem fios de produção da Porsche chegará com o lançamento do SUV Cayenne. Esta oferecerá uma potência de 11 kW sem necessidade de usar cabos.

Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.
Anúncio de Fundo