Rowenta Explorer 60 review: robot aspirador XS com preço XL

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 14 min.

O Rowenta Explorer 60 está à venda em Portugal por 475 € e não vale o investimento. É possível encontrar este aspirador robot mais barato, próximo dos 300 euros, ainda assim um preço elevado para um produto essencialmente medíocre.

Exploramos as funções do aspirador automático, acessórios, navegação, app de controlo, autonomia, facilidade de manutenção e relação preço / qualidade.

Pontos fortes do Rowenta Explorer 60

  • Deteção automática de tapetes com ajuste do poder de sucção
  • Modo de limpeza "Spot"
  • Muito boa qualidade de construção e materiais
  • Retoma automaticamente a limpeza caso tenha de voltar à base para carregar
  • 2 escovas laterais para melhor limpeza dos cantos e rodapés
  • Aspira e passa o chão a pano (esfregona/mopa)
  • Filtro HEPA lavável e mopas incluídas
  • Pequeno e compacto - com apenas 6 cm de altura

Pontos fracos do Rowenta Explorer 60

  • Sem mapeamento da área nem zonas/linhas de exclusão ou paredes virtuais
  • Aplicação de companhia pouco estável e pobre em funções
  • Navegação não inteligente - pré-definida em 3 modos
  • Choques frequentes com objetos durante a operação
  • Capacidade reduzida do depósito de pó / resíduos
  • Sem comandos de voz

Há duas versões do aspirador Serie 60 da Rowenta

Rowenta Explorer Serie 60 robot aspirador
A parte inferior do Serie 60 da Rowenta revela o seu nome

A 4gnews testou o robot aspirador intermédio da série Explorer na versão "Allergy" (referência RR7447WH), em branco. O mesmo robot também está disponível na versão "Animal", em preto.

A diferença entre ambas as versões consiste na utilização de uma escova central com cerdas mais densas e intercaladas com lamelas de borracha na versão "Animal". A versão "Allergy" tem uma escova simples, mas terá um filtro HEPA mais eficaz.

O preço de ambas as versões é sensivelmente o mesmo.

Design minimalista, perfil discreto e elegante

Rowenta Explorer Serie 60 robot aspirador
Vista superior do aspirador robot da Rowenta.

As linhas simples pautam o design do aspirador automático da Rowenta. É construído em plástico (exterior), com altura de 6 centímetros - ótimo para limpar debaixo de cadeiras e mobília baixa, sendo um dos mais compactos no mercado.

O aspirador é extremamente compacto e isto faz com que passe quase despercebido no lar, ao passo que o seu design não destoa das tendências atuais. Tem um batente frontal que absorve os choques com objetos ao navegar.

O visor frontal e sensores do aspirador

Rowenta Explorer Serie 60 robot aspirador
Pormenor do visor frontal e câmara ToF lateral do aspirador Rowenta.

O traço distintivo deste aspirador é o seu visor frontal onde estão vários dos sensores infravermelhos de navegação, com a câmara lateral ToF a avaliar a distância a que se encontra dos obstáculos. Conta ainda com giroscópio para navegar pela casa.

Conta com sensores de queda, um total de 3, além do leque frontal para navegação geral. O utilizador não precisa de se preocupar com escadas, ou outros pontos em que o produto pudesse cair, estando salvaguardado de tal.

O Rowenta Explorer Serie 60 inclui os seguintes itens na caixa:

  • Recipiente de pó (aspiração) com 400 ml de capacidade
  • Suporte da Mopa / tanque de para água - 110 ml
  • Mopa (2 unidade)
  • 2 escovas laterais - instaladas
  • Base de carga com espaço para arrumação do cabo
  • Adaptador de alimentação (cabo fino)
  • Manuais do utilizador
  • Escova principal (1 unidade)
  • Filtro HEPA lavável (1 unidade)
  • Escova de limpeza
  • Acessório para remoção/instalação da roda central

A navegação do Rowenta Explorer Serie 60 é híbrida

Rowenta Explorer Serie 60 robot aspirador
Pormenor das escovas laterais do robot aspirador.

O robot aspirador conta com 3 perfis de navegação pré-instalados - Metódico; Wall-Follow; Spot Cleaning. Estes definem a sua trajetória no espaço, com os sensores incorporados a auxiliar a deteção de obstáculos, reagindo aos mesmos.

Quando confrontal com obstáculos no percurso o robot é lento a reagir, especialmente visível no procedimento de retorno à base no final das tarefas. Posto isto, não tem uma navegação propriamente aleatória, mas não é tão eficiente como em outros modelos.

A falta de um sistema de LiDAR, ou um mapeamento básico do espaço diminuiu a eficiência da navegação, aumentando consideravelmente o tempo que este demora a limpar o espaço.

Há 3 modos de navegação no Serie 60

Aspirador Robot Rowenta Explorer Serie 60
O perfil baixo e discreto é notório no Serie 60.

O modo metódico é o mais eficaz na limpeza do espaço, apesar de poder ser o mais demorado a completar a tarefa, percorrendo o espaço num padrão de "S". Para o ativar, com o aspirador na base (ou não), basta clicar uma vez no botão Power.

O modo Wall Follow (seguir a parede) começa por percorrer e limpar o perímetro da habitação, dando especial atenção aos cantos. Para o ativar, com o aspirador na base (ou não), é necessário clicar três vezes no botão Power.

O modo Spot Cleaning é a especialidade deste robot, executando uma espiral a partir do ponto onde foi ativo. Para o ativar é necessário colocar fisicamente o robot no local pretendido e clicar duas vezes no botão Power.

O reconhecimento de tapetes é muito útil

Aspirador Robot Rowenta Explorer Serie 60
Pormenor do percurso em espiral no modo "Spot Cleaning".

A par do reconhecimento automático de tapetes e carpetes - ativando o modo Boost - o Rowenta Explorer Serie 60 tem o modo "Spot Cleaning", ou limpeza de ponto. Isto é útil para limpar um local especialmente sujo que precise da atenção total do aspirador.

Este modo pode ser ativado a partir da aplicação, mas torna-se mais fácil colocar o aspirador manualmente no local a limpar e, em seguida, dar-lhe o comando para iniciar a limpeza ao pressionar o botão físico duas vezes (2x).

Note-se que o modo "Spot Cleaning" não está disponível quando o robot aspirador está na sua base de carregamento. Para o ativar é necessário colocar fisicamente o aspirador no local a limpar e em seguida, dar-lhe o comando certo.

A potência é boa para um robot compacto

Rowenta Explorer Serie 60 robot aspirador
A altura de 6 centímetros torna-o realmente pequeno e compacto.

O poder de sucção é de 2300 Pa, o que o torna num dos aspiradores mais poderosos do mercado, sobretudo se considerarmos as suas dimensões reduzidas - 34 × 34 × 6 cm. O tamanho, contudo, é uma lâmina de dois gumes para este aspirador.

Equipado com duas escovas laterais que empurram os detritos para a escova central, consegue captar com boa eficiência os detritos mais finos como pó, pelos de animais, cabelos e demais sujidade. Tem, por outro lado, alguma dificuldade nos detritos maiores.

O filtro HEPA, embora pequeno, faz um bom trabalho a manter o ar mais limpo. A escova principal (central) é simples com cerdas de média densidade, mas felizmente, pouco suscetível a nós de cabelo / fibras diversas.

A aspiração e limpeza é medíocre

Rowenta Explorer Serie 60 robot aspirador
Pormenor do depósito de detritos e filtro HEPA do aspirador.

Apesar do poderoso motor, o espaço raramente ficava devidamente limpo à primeira passagem. Isto deve-se a múltiplos fatores, sendo a reduzida altura do aspirador um deles, bem como a escova central simples - face à versão "Animal".

O aspirador robot tem 3 intensidades de sucção (modos de limpeza) - Boost; Standard e Eco. Recomendamos a utilização da intensidade máxima, definida através da aplicação de companhia, para os melhores resultados - mas a menor autonomia.

A filtragem do ar é boa, não ficando o espaço com o "típico cheiro de aspirador", mas a eficiência de limpeza deixa algo a desejar, sobretudo em chão de cerâmica / tijoleira, registando um melhor desempenho em chão de soalho / madeira.

Destacamos como ponto positivo a limpeza dos cantos e reentrâncias graças às duas escovas laterais do Rowenta Serie 60. Isto permite-lhe, por exemplo, captar a sujidade escondida debaixo de portas e outros locais de difícil acesso.

A esfregona do Serie 60 pouco valor acrescenta

Aspirador Robot Rowenta Serie 60
Pormenor do tanque de água e mopa do Serie 60

O robot aspirador tem um tanque de água - 110 ml - bem construído e com duas mopas incluídas. O pano de microfibra é excelente, lavável e reutilizável, sendo fixo ao tanque por meio de velcro e uma aba onde se encaixa o lábio do tanque de água.

A água goteja através de três orifícios no tanque, devendo a estar húmida antes das sessões de limpeza. A Rowenta apelida o sistema de Aqua Force, mas não há controlo eletrónico da quantidade de água a não ser a força de gravidade.

Aspirador Robot Rowenta Serie 60
Aspirador com o tanque de água instalado.

A eficácia da passagem do chão a pano é medíocre na melhor das hipóteses. Serve para captar algum do pó nas superfícies, mas não tem força suficiente para remover sujidade mais impregnada, ou densa.

Sendo positiva a sua presença neste kit de limpeza, podemos contar com a mopa para limpar pequenas áreas uma vez que a água rapidamente se esgota. Aconselhamos a não colocar químicos ou detergentes dentro do tanque de água.

Para instalar o tanque de água o robot tem que estar virado de costas. Aqui recomendamos a limpeza prévia do depósito de sujidade, sob pena de espalhar alguns detritos ao colocar o robot na posição indicada para a instalação da mopa e respetivo tanque.

O ruído é tolerável para um aspirador robot

Aspirador Robot Rowenta Explorer Serie 60
Vista frontal do aspirador robot da Rowenta.

Consoante a intensidade da sucção o Rowenta Explorer Serie 60 pode chegar aos 70 db de ruído, um valor mesmo assim aceitável face às demais soluções no mercado. No modo Boost é mais percetível e no modo Eco, mais discreto para limpeza noturna.

Em todo o caso os níveis de ruído não são um fator de incómodo, apesar de não ficarmos indiferentes à sua presença. A isto acresce o "ruído" dos choques com objetos durante as sessões de limpeza.

Por ser baixo facilmente fica preso

Aspirador robot Rowenta Serie 60
Pormenor da roda direita do aspirador robot.

Apesar de ter duas rodas com revestimento em borracha para maior tração e uma suspensão eficaz, o tamanho compacto e perfil baixo do robot é um empecilho à navegação. Ao ser baixo, facilmente fica preso nos mais variados itens de casa.

Desde batentes de porta nos quais ficou preso, a tapetes mais densos, ou ao arrastar os tapetes mais leves e embaraçar-se em qualquer cabo ou fico que possa ficar no chão. Foi muito frequente encontrar o robot preso em vários locais.

A única forma de precaver esta frustração é levantar cabos e fios que possam estar no chão, bem como objetos pequenos e remover também os tapetes pequenos. Preparar o espaço é a palavra-chave, com a Rowenta a alertar para isso mesmo nos manuais.

As caraterísticas do aspirador Rowenta:

  • Poder de sucção de 2300 Pa (Pascal)
  • Bateria demora até 5 horas a carregar totalmente
  • Autonomia - até 90 minutos (ECO), 70 min (STD), 60 min (Boost)
  • Altura - 6 centímetros
  • 400 ml (depósito principal)
  • 110 ml água - esfregona
  • Ruído (média) 70 db
  • Ligação Wi-Fi
  • Controlo pela app Rowenta Robots

A base de carga é pequena e discreta

Aspirador Robot Rowenta Serie 60
Pormenor das instruções de instalação da base.

A plataforma / base de carregamento do Rowenta Serie 60 é pequena e discreta, com a estrutura principal discreta. Na sua base tem um compartimento para esconder o cabo sobrante e pés anti-derrapantes para que o robot não arraste consigo a base.

Recomendamos que coloques a base num local com algum espaço livre de cada lado. Liga-a à tomada, coloca o aspirador robot na base, ativa o seu interruptor e aguarda alguns instantes até que o mesmo se ative.

Em seguida poderás dar início ao processo de configuração / sincronização entre o aspirador e o smartphone Android e/ou iOS.

Controlo básico no smartphone com a app Rowenta Robots

Aspirador Robot Rowenta Serie 60
Pormenor da app Rowenta Robots para Android e iOS.

A aplicação Rowenta Robots é gratuita para Android e iOS, sendo a sua instalação obrigatória. É através dela que configuramos o robot aspirador e o conectamos à rede Wi-Fi de casa, além de o programarmos e controlar o seu funcionamento.

Dividindo-se em quatro secções principais - Atividades; Horários; Manutenção e Definições - compreendemos facilmente o que cada secção entrega ao utilizador, mas a navegação e interface gráfica da aplicação podia ser mais intuitiva.

Aspirador Robot Rowenta Serie 60
A janela de diálogo e o menu pop-up com os comandos para o aspirador.

Em dispositivos Android foi frequente a app perder a ligação ao robot, ou esta estar desfasada no tempo e ter que reiniciar o smartphone para repor a conexão. A experiência foi frustrante e não a podia recomendar menos.

Para controlar o aspirador temos que clicar no ícone (+) no canto inferior direito, num balão azul. Só então é que surgem, em pop-up, os comandos para o robot, do Iniciar / Pausar, à escolha do perfil de navegação, intensidade, regresso à base e localização.

Estes comandos deviam estar imediatamente acessíveis ao utilizador, ao invés do "chat" com o robot que nem sempre está atualizado, como pouco acrescenta ao utilizador. Note-se que esta é a primeira secção ao abrir a app.

O essencial devia estar mais acessível

Aspirador Robot Rowenta Serie 60
Secção de manutenção dentro da app Rowenta Robots

A app foca-se sobretudo nas instruções de manutenção, caminhos para mais instruções e guias em vídeo, além do "chat" com o robot e definições genéricas da app e do produto. Estes guias e informações são úteis, sim, mas não são essenciais ao utilizador.

Ao invés, devia entregar imediatamente ao utilizador os comandos essenciais como o inciar a limpeza / pausar / regressar à base para carregar. Aliás, não temos sequer acesso ao nível de carga (bateria) do aspirador a não ser um ícone no topo da app.

Atualmente a app não entrega ao utilizador o mapeamento do local. De igual modo, não temos a possibilidade de definir zonas de exclusão, ou barreiras virtuais, algo que acaba por comprometer o valor do produto e a sua utilidade.

A autonomia varia consoante o modo de limpeza

Aspirador Robot Rowenta Serie 60
Pormenor do interruptor On/Off, botões de operação e bocal do depósito.

A autonomia do Rowenta Explorer Serie 60 é um "não problema". Isto é, caso fique sem bateria o robot aspirador regressa à base, carrega e retoma a limpeza. No entanto, a carga completa pode demorar até 5 horas, algo a ter em consideração.

O aspirador demora um pouco a regressar automaticamente à base e caso encontre alguns obstáculos pelo caminho pode ficar preso, cessando a atividade. De qualquer modo, a Rowenta aponta uma autonomia até 90 minutos no modo ECO.

Esta autonomia reduz-se para 70 minutos no modo Standard e para 60 no modo Boost. Note-se que o contorno de obstáculos, ou a deteção automática de tapetes que ativa o modo Boost pode reduzir a autonomia do robot.

Veredito, o Rowenta Explorer Serie 60 é caro para o que oferece

Aspirador Robot Rowenta Serie 60
Pormenor da caixa e principais acessórios do robot aspirador.

O aspirador robot Explorer Serie 60 da Rowenta prova que o nome e tradição da marca, por vezes, acabam por deixar um sabor agridoce no consumidor. O produto faz-se pagar (475 €) e não entrega várias das comodidades que já vemos no mercado.

A falta de mapeamento em tempo real, ou pelo menos o registo dos mapas e a opção de definir zonas de exclusão são erros crassos que pode ser corrigidos. Uma atualização da aplicação de companhia e do firmware do robot podem aumentar o seu valor.

O mesmo pode ser dito quanto à aplicação de companhia. O smartphone é o nosso companheiro diário e se a app não é excelente, a opinião do utilizador vai azedar. Há aqui uma grande oportunidade de melhoria por parte da Rowenta, facilmente aplicável.

Por outro lado, o formato compacto do aspirador torna-o ideal para alguns utilizadores e péssimo para outros. Se procuras um produto simples, que passe despercebido em casa, faça alguma limpeza básica e a casa tem poucos tapetes, então é uma boa opção.

Para casas maiores, com crianças, brinquedos e outros itens espalhados pelo chão, este robot aspirador exigirá bastante atenção e preparação do espaço, não compensando o investimento. É um produto ideal para espaços pequenos e minimalistas.

Destacamos como francamente positiva a qualidade de construção - ótima - bem como a durabilidade dos materiais. Os substituíveis como o filtro HEPA são de fácil acesso e a manutenção não apresenta dificuldades para o utilizador.

A alternativa mais em conta será o Mi Robot-Vacuum Mop Pro da Xiaomi que tivemos oportunidade de testar na 4gnews.

Se quiseres, vê mais registos fotográficos do produto, em alta resolução no Google Fotos.

Autonomia 7,5
Navegação / Mapeamento 6,5
Utilização / Manutenção 8
Eficácia da limpeza 7
Acessórios / Conetividade 7
Aplicação de companhia 4
Qualidade de construção 9
Relação preço / qualidade 6
Global 6,9
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.