O Rover Curiosity já vive em Marte faz alguns anos e já nos trouxe notícias inacreditavelmente boas. A existência de Luas de Marte podem ter sido formadas por um impacto de um objeto do tamanho de Plutão
O rover que viu a sua missão extendida por mais dois anos teve problemas no passado dia 2 de Julho com algumas falhas no sistema.
Não foi a primeira vez que o rover Curiosity teve problemas de sistema, desta vez o bug encontrou-se na transformação das fotografias em dados para envio. Ao detectar o bug, por segurança, o Rover entrou em stand by até que alguém deste lado resolvesse a situação.
Aparentemente já está tudo ok e o nosso amigo já voltou a circular pelas terras vermelhas do planeta vizinho. Neste momento o Rover encontra-se a explorar o "Mount Sharp" na cratera de Gale, que alegadamente já teve bastante água.
Embora saibamos que em Marte existe neste momento pequenas linhas de água acredita-se que levar o Rover a estas possa não ser a melhor solução. O Rover pode ainda conter bactérias da Terra o que iria para além de "falsificar" resultados de pesquisa ou contaminar a possível vida existente.
Talvez queiras ver:
- Descoberto planeta com 3 sóis e onde “um ano” demora mais de meio milénio
- Rover Curiosity fica em “Safety Mode” depois de problema no sistema
- Vê o lançamento de 3 astronautas para o espaço esta noite em direto