Roubo de dados no banco Capital One: entende o que aconteceu

António Guimarães
Comentar

O banco Capital One sofreu um roubo de dados que expôs a informação pessoal de crédito de mais de 100 milhões de clientes. Foram expostos números de 80 mil contas bancárias e 140 mil números de segurança social.

Os dados pertencentes afetaram cidadãos dos Estados Unidos pela maioria, com cerca de 6 milhões no Canadá. A situação ainda está a ser investigada pela empresa e as autoridades competentes, não se sabendo ainda a escala de impacto exacta do crime.

Uma ex-funcionária do Amazon foi responsável pelo roubo

Paige Thompson, ex-funcionária do Amazon, roubou os dados através das aplicações de cartão de crédito, explorando vulnerabilidades nas configurações. A Amazon gere a base de dados em nuvem do Capital One.

O mais caricato é que a Amazon afirma que Thompson abandonou a empresa há 3 anos. Caso seja verdade, é possível que Thompson tenha utilizado conhecimento previamente adquirido para fazer o roubo. No entanto, uma ex-funcionária ter acesso a informações tão sensíveis é uma falha de segurança gravíssima.

Thompson entretanto está detida a aguardar o julgamento em tribunal. Escusado será dizer que este crime acarreta grandes consequências pois a ex-funcionária da Amazon enfrenta uma pena até 5 anos e multa de 250 mil dólares.

Thompson foi apanhada através de atividades suspeitas

A criminosa pertencia a um grupo no Meetup, um site onde pessoas podem criar comunidades de interesses semelhantes. O grupo de Thompson era dedicado a programação, hacking e cracking não ético.

A atividade online de Thompson foi seguida através do Meetup, Twitter e a plataforma de chat empresarial Slack. Thompson publicou várias mensagens a gabar-se das suas atividades criminosas, que acabaram por ser ligadas ao roubo do Capital One.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.