A Roborock lançou hoje, 9 de maio, em Espanha, o seu aspirador robô mais ambicioso e tecnologicamente avançado até à data, o Roborock Saros Z70. Este não é um aspirador robô qualquer. A sua característica mais distintiva que promete mudar a forma como vemos a limpeza automatizada é o OmniGrip.
É um braço robótico articulado de cinco eixos, integrado no corpo do robô, que é capaz de interagir com pequenos objetos para garantir uma limpeza mais completa. O preço de lançamento no país vizinho é de 1 699 euros. E se estás em Portugal e já estás a pensar "quero um!", é possível comprá-lo na Amazon de Espanha.
Como se distingue o Saros Z70
O que faz exatamente este braço robótico OmniGrip? Está integrado no design fino do Saros Z70 (apenas 7,98 cm de altura) e consegue desdobrar-se automaticamente para afastar ou mesmo apanhar objetos leves que estejam no seu caminho e que normalmente fariam outros robôs desistir ou limpar à volta.
Pensa em meias esquecidas, papéis, toalhitas ou até os chinelos de quarto, desde que pesem menos de 300g. O braço tira-os da frente, permitindo ao robô aspirar e lavar por baixo ou na área desobstruída. Podes também controlar este braço manualmente através da aplicação, se quiseres dar uma ajuda específica.
Navegação também foi alvo de uma atualização significativa
A navegação também foi alvo de uma atualização significativa. O Saros Z70 abandona o tradicional sensor LiDAR e aposta no sistema StarSight 2.0, que combina câmaras RGB com Inteligência Artificial e sensores 3D ToF. Isto permite-lhe mapear a casa, identificar até 108 tipos de objetos diferentes e evitar colisões de forma mais precisa.
A novidade é o VertiBeam. É um laser vertical lateral que melhora a capacidade do robot de "ver" e contornar obstáculos mais complicados, como cabos soltos no chão ou os pés finos de alguns móveis.
A potência de limpeza anunciada é de uns impressionantes 22 000 Pa. Vem com uma escova principal antiemaranhamento e uma escova lateral FlexiArm Riser que se eleva para evitar problemas. As duas mopas rotativas para lavar o chão também se elevam automaticamente quando detetam tapetes. O chassis AdaptiLift ajusta a altura do robô para lidar com diferentes tipos de piso e tapetes e consegue ultrapassar obstáculos até 4 cm.
A Base Multifuncional 4.0 carrega o robô em cerca de 2,5 horas, mas o mais interessante é que lava as mopas com água quente a 80 °C. Algo muito prático, remove automaticamente as mopas quando queres que o robô apenas aspire, evitando que arraste sujidade.
Para quem tem animais de estimação, o Saros Z70 tem funcionalidades dedicadas. Reconhece os teus patudos e para automaticamente, permite fazer videochamadas e seguimento através da câmara no OmniGrip, tirar "Pet Snaps" durante a limpeza ou usar a função "Procurar o Animal".
Claro que podes controlar tudo pela nova aplicação Roborock. Esta inclui o SmartPlan 2.0 para personalizar automaticamente as rotas e os parâmetros de limpeza. Suporta comandos de voz, e compatibilidade com Alexa, Google Home e Siri. Integra-se com o protocolo Matter 1.4.
O Roborock Saros Z70 está disponível para compra a partir de hoje, 9 de maio, com um preço de lançamento promocional de 1 699 € (mais IVA) na Amazon de Espanha.