Roborock P10 é o novo aspirador robot 'tudo-em-um' e bom preço

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Roborock, marca do ecossistema Xiaomi, acaba de apresentar um novo modelo de aspirador robot tudo-em-um, capaz de aspirar, lavar e, o melhor tudo, também se lava e limpa ao fim de cada sessão. Tudo isto agora com preço relativamente mais em conta.

Na minha opinião, estas são as verdadeiras soluções cómodas que nos retiram as preocupações com a limpeza do lar. Melhor que toda e qualquer solução híbrida, este é um robot aspirador que limpa e que se limpa com a menor intervenção humana possível.

Aspirador robot Roborock P10 lava, limpa e limpa-se

Roborock P10

A Roborock havia lançado previamente o modelo Roborock G20 topo de gama no seu mercado doméstico da China, mais oneroso e com alguns atributos premium. Não obstante, o novo modelo de aspirador robot P10 traz, ainda assim, bastante automação.

O melhor de tudo? Tal como o modelo topo de gama, também o Roborock P10 pode ser comprado na versão com mudança automática de água, carecendo para tal de ligação à rede de água de casa, tal como as máquinas de café automáticas mais avançadas.

O Roborock P10 tem uma potência de sucção de 5 500 Pa (Pascal). Assim, podendo remover detritos nas mais variadas superfícies, inclusive nas ranhuras de azulejos e tijoleiras, ou nas juntas e esquinas do chão, além das carpetes.

Escova em espiral para reduzir as obstruções no Roborock P10

Roborock P10

O Roborock P10 também pode lavar o chão, dispondo para isso de duas escovas circulares e rotativas com alta rotação e humidade constante para resultados mais consistentes.

Este sistema atinge uma velocidade de 200 rpm pelo que é efetivamente capaz de esfregar o chão. Na prática, conseguindo assim remover detritos mais agarrados ao chão e limpar manchas mais perenes.

Findo o trabalho, o robot aspirador volta à base, esvazia o depósito de detritos sólidos e lava a sua esfregona. Volta também a abastecer o depósito de água que usa durante a lavagem do chão e, graças a um sopro de ar quente forçado, seca esta mesma esfregona.

É aqui que notamos a pura conveniência destas soluções. Ele limpa e limpa-se enquanto também carrega a bateria, diminuindo consideravelmente a necessidade de intervenção humana para o manter perfeitamente operacional.

Limpeza completamente automática com o aspirador robot da Roborock

Roborock P10

A função de lavagem do chão pode ser ajustada em altura através da app de companhia para smartphones com um ajuste de até 10 mm. Isto permite ao aspirador robot evitar tapetes e carpetes, podendo fazê-lo de forma automática, evitando assim molhar as tapeçarias que possamos ter no chão.

Mais uma vez, também a velocidade com que a água é dispensada nas suas duas esfregonas rotativas pode ser ajustada consoante as necessidades de limpeza.

A isto soma-se um avançado sistema de navegação que usa não só o sistema de LiDAR na cúpula rotativa, como uma câmara frontal, a IA para aprender a identificar e contornar obstáculos, entre outros sensores.

Por fim, o Roborock P10 ficou agora disponível na China com um preço base de 3 299 yuan, o equivalente a 480 dólares para a sua versão base - sem mudança automática da água. Já a versão de topo, com ligação à rede de água da casa, custa 3 899 yuan, cerca de 567 dólares à atual taxa de conversão.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.