A Ford decidiu investir 500 milhões de dólares na Rivian, uma empresa de start-up de veículos elétricos. A Rivian é considerada uma potencial rival para a Tesla, caso tenham o capital suficiente.
A Rivian planeia fabricar uma carrinha e um veículo SUV até ao final do ano. Ambos os veículos serão considerados carros de luxo e poderão ser aliciantes para consumidores que gostam do estilo da Tesla.
Aparentemente, a Rivian está a reunir seguidores pois a Ford não foi a única a investir na empresa. A Amazon investiu cerca de 700 milhões de dólares em fevereiro.
Apesar dos investimentos, a empresa pretende manter-se independente. A Amazon recusou-se a explicar as razões específicas do seu investimento. Já os objetivos da Ford são bastante claros.
A Ford pretende atacar o mercado de veículos elétricos através da Rivian
O presidente da Ford, Wiliam C. Ford Jr, afirma que a empresa tem muito a aprender com a Rivian. Principalmente pela forma como lidam com os veículos elétricos com uma abordagem mais prematura.
Com a ascensão da Tesla como marca de referência dos veículos elétricos, as outras empresas não podiam ficar para atrás. A Ford assim pretende dar os próximos passos nesta nova e crescente indústria dos automóveis.
A Ford planeia gastar cerca de 11 mil milhões de dólares para desenvolver 12 modelos de veículos elétricos. A empresa pretende utilizar o estilo de chassis da Rivian para alguns dos modelos.
Quem é a Rivian?
A Rivian foi fundada em 2009 pelo engenheiro R.J. Scaringe. O mesmo apresentou um camião e uma carrinha SUV com cada modelo tendo um chassis com um formato parecido ao de um skate.
O chassis contém todos os componentes que alimentam o veículo como a bateria, suspensões, sistema de refrigeração e quatro motores elétricos. A Rivian afirma que uma carga total da bateria renderá mais de 600 quilómetros de viagem.
Esta parceria com a Ford surgiu de várias conversas que a Rivian teve com outras fabricantes. Scaringe afirma que ele e Ford Jr partilham a mesma visão onde o futuro dos veículos está na electricidade.
Editores 4gnews recomendam:
- Honor 20 Pro 'perdeu-se' no comboio! Marca dá 5 mil euros a quem o encontrar
- Xiaomi lança uma "mota" elétrica por 400€ que não precisas de carta para conduzir
- Xiaomi Redmi Y3 é oficial e promete selfies de alto nível com preço 'budget'