
Os últimos tempos têm sido animados nos Estados Unidos (EUA), com a criação de um novo partido político. Chama-se “America Party” (Partido da América) e foi criado por Elon Musk, anterior membro do governo de Donald Trump.
Bem à sua imagem, Elon Musk assinalou o momento com uma publicação feita no X, antigo Twitter. Nesta rede social, o CEO da Tesla escreveu: “quando se trata de levar o nosso país à falência com desperdício e corrupção, vivemos num sistema de partido único, não numa democracia. Hoje, o Partido América foi formado para devolver a sua liberdade”.
“Ridículo”: Donald Trump não demorou a reagir
Servindo a criação do partido também como uma crítica ao governo republicano de Trump, o atual presidente dos EUA pronunciou-se sobre a iniciativa de Musk. Para Donald Trump, esta define-se numa só palavra: “ridícula”.
Segundo o próprio, "acho ridículo criar um terceiro partido. Temos um sucesso tremendo com o Partido Republicano. Os democratas perderam o rumo, mas sempre foi um sistema bipartidário, e acho que criar um terceiro partido só aumenta a confusão".
Como destaca a mesma fonte de informação, não se pode propriamente dizer que os Estados Unidos só têm dois partidos. Afinal de contas, já existe o Partido Verde e os Libertários. Contudo, a sua preponderância nas urnas é bastante reduzida.
Mesmo assim, Donald Trump acrescenta que Musk se pode “divertir com isso”, ainda que reforce o facto de achar a criação do partido “ridícula”. O líder republicano considera que o CEO da Tesla está aborrecido com ele, por este ter terminado uma suposta “obrigação de veículos elétricos”, onde dava incentivos à população para comprar VEs.
"Estou triste ao ver Elon Musk sair completamente dos eixos, basicamente tornando-se num desastre nas últimas cinco semanas. Ele até quer fundar um Terceiro Partido Político, apesar de nunca ter tido sucesso nos Estados Unidos" - remata Trump.
As ideias de Elon Musk para o novo partido
Musk chegou a falar sobre os seus planos para o partido. "A maneira como vamos quebrar o sistema unipartidário é usando uma variante de como Epaminondas destruiu o mito da invencibilidade espartana em Leuctra: força extremamente concentrada num local preciso no campo de batalha" - refere Elon.
"Uma maneira de executar isso seria focar em apenas 2 ou 3 cadeiras no Senado e 8 a 10 distritos na Câmara. Dadas as margens legislativas mínimas, isso seria suficiente para servir como voto decisivo em leis controversas, garantindo que elas atendam à verdadeira vontade do povo" - explica o bilionário de 53 anos.
O anúncio de Musk foi feito no dia 4 de julho, que é o Dia da Independência nos EUA. Apesar da criação do partido, Musk nunca poderia ser presidente, na medida em que não nasceu no país.