Acaba de ser revelado no mundo Web, o plano da Apple para integrar ecrãs OLED na sua linha de tablets.
Como não podia deixar de ser, o iPad Pro vai ser o primeiro a ostentar este tipo de painel já no próximo ano. Já os restantes equipamentos desta série vão ter de esperar muito mais tempo.
iPad Air e mini com ecrã OLED só em 2026
Há já algum tempo que a Apple está a trabalhar em painéis OLED para serem integrados na sua linha de tablets. De acordo com os últimos rumores, em 2024 vai ser lançado um iPad Pro com este tipo de ecrã.
Mas os restantes elementos da série vão ter de aguardar pela integração desta novidade. De acordo com a ETNews e Apple Insider, apenas em 2026 é que o iPad Air e mini vão chegar ao mercado com ecrãs OLED.
A publicação ETNews avança também que os três modelos vão ostentar um painel OLED de pilha única. Recorde-se que os primeiros rumores sobre a integração de ecrã OLED na linha de tablets da Apple refira-se a painéis de pilha dupla.
A diferença entre a pilha única e dupla é que a primeira versão é que o primeiro tem uma vida útil mais curta. No entanto, ambos vão fornecer melhor brilho e contraste, além de uma maior eficiência energética.
Apple e Samsung Display desentendem-se por causa de ecrãs OLED
Mas a integração de painéis OLED de pilha dupla pode não estar ainda fora dos planos da Apple. A empresa de Cupertino pediu a produção deste tipo de ecrã á sua fornecedora Samsung Display, mas esta recusou desenvolver o componente.
Como tal, a Apple retirou a gigante sul-coreana da sua lista de fornecedores. Rapidamente a Samsung percebeu que seria desastroso perder um cliente como a Apple e recuou na sua decisão, tendo começado a trabalhar em ecrãs OLED com pilha dupla.
Esta reviravolta pode indicar que a empresa de Cupertino está ainda a decidir qual o tipo de ecrã OLED que quer integrar na sua linha de tablets iPad.
Editores 4gnews recomendam: