Resultados da sondagem: mais câmaras ou lentes melhores nos telemóveis?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Há uns dias lançámos uma sondagem com uma pergunta simples: é preferível ter um telemóvel com 4-5 câmaras distintas ou um equipamento com menos câmaras e lentes melhores? Os leitores da 4gnews responderam e os resultados são bastante claros.

No contexto da pergunta, é importante considerar a estética do telemóvel. Possuir 4 ou mais lentes na parte traseira do equipamento rapidamente se está a tornar excessivo e visualmente estranho. Há quem preze a funcionalidade acima da estética e vice-versa. Mesmo assim, o consenso diz-nos que a maioria prefere a estética.

A maioria dos leitores prefere menos câmaras

A esmagadora maioria dos leitores (94%) que votaram na sondagem deixaram a sua opinião bem clara: é preferível ter um telemóvel com menos lentes, mas que cada uma tenha uma qualidade superior. Ou seja, o caminho para a evolução fotográfica nos equipamentos não é enchê-los de lentes mas sim melhorar cada uma individualmente.

Atualmente, a maioria dos topos de gama e até mesmo alguns de média-gama possuem a configuração: lente principal + macro (proximidade) + angular + telefoto (zoom). Existem variantes com uma angular e ultra-angular, mas geralmente, estes são os módulos mais utilizados.

Assim sendo, em vez de ter várias lentes, as empresas podem começar a investir em reduzir o seu número mas melhorar a sua qualidade. É provável que isso vá aumentar o tamanho das lentes e possivelmente tornará o telemóvel mais pesado, mas com tecnologia e engenharia, tudo é possível.

Uma pequena minoria acredita que quantas mais câmaras melhor

Apenas 6% dos nossos leitores não se importam com a estética e preferem um telemóvel recheado de câmaras. Resta saber se as fabricantes vão continuar a investir nesta tendência ou se irão reverter para um número mais reduzido de lentes (esta última é a minha crença pessoal).

Editores 4gnews recomendam:

  • Sony Xperia 1.1 terá quatro câmaras traseiras! Conhece os detalhes
  • Samsung confirma data de lançamento para o mercado dos Galaxy S20
  • Huawei Mate 30 Pro sofre bastante em teste de resistência
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.