Resolução 8K na PlayStation 5: Vale a pena?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

Certamente já deves ter lido sobre o suporte para 8K da PlayStation 5. A consola da próxima geração irá suportar jogos nessa resolução gigantesca. A questão é que o 4K mal ficou estabelecido na PlayStation 4 e a Sony já quer empurrar a próxima resolução.

Quando falamos de resolução 8K estamos a falar de 7680 x 4320 pixeis, quatro vezes superior ao 4K (3840 x 2160). Por sua vez o 4K tem o quadruplo da resolução do Full HD (1080 x 1920) tornando o 8K 16 vezes superior a uma imagem Full HD.

É uma resolução muito grande, recheada de pixeis e detalhes. Qualquer imagem que fosse meio desfocada ou de baixa qualidade em resoluções mais baixas vai parecer brutal com o 8K. Mas será que conseguimos sequer distinguir esse detalhe?

O olho humano consegue distinguir a diferença 4K e 8K mas apenas nas condições ideias e mesmo assim só pequenos detalhes. Imaginemos dois ecrãs de 75 polegadas. Um possui 4K e o outro 8K. Olhando para ambos da mesma distância talvez conseguisses discernir a diferença de qualidade.

O que significa para a PlayStation 5

Quando a PlayStation 4 Pro saiu, uma das novidades era o suporte de resolução em 4K. A consola foi alvo de várias críticas na altura por simplesmente fazer upscaling em alguns jogos e não entregar uma resolução nativa de 4K.

Entretanto já sairam jogos que suportam verdadeiramente essa resolução e o assunto arrefeceu. Acredito, no entanto, que se a PS5 suportar 8K, provavelmente será uma repetição do problema mencionado acima.

Percebo a necessidade de lançar uma consola a pensar no futuro mas o 4K ainda nem sequer é um padrão. Existem muitas TVs 4K no mercado e foi feito um marketing bastante agressivo para convencer as pessoas a comprar a tecnologia mas e o conteúdo?

Na televisão, a programação continua a ser transmitida em Full HD ou até mesmo HD (1280 x 720), por vezes. Apenas na internet ou em subscrições como Netflix é que encontramos conteúdo 4K variado e mesmo assim não é assim tão abundante.

Nesse sentido, ter uma consola de última geração com resolução 8K não trará muitos benefícios. Os jogos serão mais detalhados e visualmente atraente mas isso não constitui um bom jogo. Além disso as televisões 8K ainda estão longe do alcance da maioria dos consumidores, podendo ir até 15 mil euros.

Em conclusão, com o 8K vamos ter ficheiros de jogo maiores, mais caros e a própria consola deverá também ser mais cara por causa disso. Tudo por uma tecnologia que para já não necessitamos e talvez nunca iremos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Nintendo Switch: Tetris 99 recebe modos Offline, mas vais ter de pagar extra!
  • Leak massivo mostra todas as especificações do OnePlus 7 Pro
  • App usa fotografias privadas para vender software de reconhecimento facial
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.