Renders do iPhone 16 Pro revelam a principal novidade deste smartphone

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Vários rumores referem que a Apple prepara-se para adicionar um novo botão na lateral do iPhone 16 Pro. Este tem sido apelidado botão de captura para auxiliar os utilizadores no uso da câmara do seu smartphone.

A corroborar esta tese temos os mais recentes renders da publicação 91Mobiles que retratam a aparência do vindouro iPhone 16 Pro. De facto, nestas imagens vemos um novo botão da lateral do smartphone, o que tudo indica que será o tal botão de captura.

iPhone 16 Pro
Créditos: 91Mobiles

A fonte afirma que estas renderizações baseiam-se em ficheiros CAD do iPhone 16 Pro. Deste modo, fazem uma representação rigorosa dos planos da Apple para o seu novo smartphone, inclusivamente das suas medidas.

Tal como se pode observar, há um novo botão abaixo dos habituais seletores de volume. Segundo a própria 91Mobiles, este é o novo botão de auxílio para a câmara do iPhone 16 Pro.

Como funcionará o botão de captura do iPhone 16 Pro

O principal objetivo deste novo botão é oferecer aos utilizadores um atalho para o uso da câmara do iPhone 16 Pro. É um botão que substituirá ao obturador virtual presente na app da câmara do smartphone.

Ao que tudo indica, um clique leve neste botão de captura permitirá ativar a focagem da câmara. Já um clique normal servirá para tirar fotografias, ao passo que uma pressão mais prolongada dará início à gravação de vídeo.

Isso será possível graças ao seu sensor de pressão, essencial para perceber a firmeza com que o utilizador pressiona o botão. Nota ainda que poderás deslizar sobre o botão de captura para ajustar o zoom da câmara conforme a necessidade.

iPhone 16 Pro será ligeiramente maior que o seu antecessor

Outro pormenor que estes renders confirmam é uma ligeira alteração nas dimensões do iPhone 16 Pro. O novo modelo terá medidas de 149.6 × 71.4 × 8.4 mm, o que significa que será ligeiramente mais alto, mais largo e mais espesso.

Isto será suficiente para que o ecrã este modelo passe das habituais 6,1 polegadas para as 6,3 polegadas. Com um espaço físico maior, a Apple aproveitará ainda para trazer a nova lente de zoom em prisma que lançou exclusivamente no iPhone 15 Pro Max.

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.