Os carros elétricos continuam a ser a aposta preferida das construtoras para uma mobilidade mais sustentável. Contudo, há quem equacione o hidrogénio como o combustível do futuro, embora poucas marcas apostem verdadeiramente nesta visão.
A Renault poderá, em breve, entrar neste leque restrito com o seu Emblème. Este conceito de carro alimentado a hidrogénio será uma das grandes atrações da marca no Salão Automóvel de Paris e há boas razões para ficarmos curiosos.
Renault Emblème apostará num sistema hibrido a hidrogénio
Onde é que o Renault Emblème se destacará face a modelos como o Toyota Mirai ou Hyundai Nexo? Será no seu sistema hibrido com uma grande bateria elétrica para viagens mais curtas e uma célula de hidrogénio para as viagens mais longas.
Com efeito, o Emblême apresentar-se-á com uma bateria recarregável de 40 kWh. Esta irá alimentar o carro durante viagens diárias, como a deslocação para o trabalho ou até para ir às compras.
Se o teu objetivo é fazer uma viagem longa, então é aqui que a célula de hidrogénio assume o comando. Segundo dados divulgados pela Renault, esta oferecerá uma autonomia de até 1 000 km.
Além de oferecer uma autonomia avultada, a célula de hidrogénio será de rápido reabastecimento. Ao que tudo indica, este processo poderá ser concluído em menos de cinco minutos, revelando-se uma clara vantagem face aos tempos de carregamento dos veículos elétricos.
Infelizmente, a construtora francesa não se alongou em mais detalhes sobre o Emblème. Pormenores relativos à potência do seu motor e outras informações relevantes ainda não foram divulgadas.
Aliás, o facto de este ser um carro conceito significa que não há garantias de que o mesmo acabará por chegar às estradas. Este está a ser utilizado como caso de estudo, podendo servir apenas de base para o desenvolvimento de outros carros da marca.
A Renault definiu como objetivo a neutralidade carbónica da sua frota na Europa até 2040 e no mundo até 2050. Até lá, ainda há muito caminho a percorrer, mas o Emblème pode ser o início de uma nova era para os carros da marca francesa e quem sabe da indústria automóvel.