Reino Unido quer livrar-se da Huawei de uma vez por todas! Entende como

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

As relações entre o Reino Unido e a Huawei tem estado tremidas. No início do ano, Boris Johnson deu permissão à fabricante chinesa para se envolver no desenvolvimento de infraestruturas 5G, embora de forma limitada. No entanto, de acordo com a Bloomberg, o Reino Unido pretende banir a marca das telecomunicações.

Oliver Dowden, secretário digital do Reino Unido, anunciou que todas as operadoras de telecomunicações do Reino Unido devem desfazer-se dos equipamentos 5G da Huawei até 2027. Inclusive, as operadoras do Reino Unido terão de parar de comprar equipamentos à Huawei até ao final deste ano.

Esta decisão vai acartar algumas consequências para o Reino Unido. Em primeiro lugar, o governo britânico pretendia ter as infraestruturas 5G a funcionar a 100% até 2025. Com esta decisão, isso já não irá acontecer, pois, o desenvolvimento vai ter atrasos.

Adicionalmente, sem a Huawei, os custos para as operadoras de telecomunicações vão aumentar bastante. Esta é uma consequência de anos a negociar com empresas chinesas como Huawei, que praticam preços abaixo da concorrência para conquistar mercado. Na Europa temos empresas como a Nokia e Ericsson, a operar infraestruturas.

Huawei continua banida nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, a situação continua a mesma. A Huawei está proibida de comprar tecnologia a empresas americanas, privando-a dos serviços da Google, por exemplo. Essas sanções por alguma razão ainda não atingiram a Microsoft, que continua a disponibilizar o Windows aos computadores da marca.

O governo americano também limitou o fornecimento de componentes para processadores, por parte da TSMC, uma das maiores fornecedoras da Huawei. A coisa está tão complicada que a Huawei começou a recorrer aos processadores da sua "concorrente" MediaTek.

Editores 4gnews recomendam:

  • Foto mostra a diferença entre as câmaras do Samsung Galaxy Noter 20 Ultra e Note 20
  • OnePlus "copia" Apple em ferramenta para ver a saúde da bateria (APK Download)
  • Samsung Galaxy S20 Lite: confirma-se a presença do desejado processador
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.