Em 2023 estas são as redes sociais mais usadas em Portugal. A liderança pertence ao Facebook, e o YouTube tem um destacado segundo posto. Mas o crescimento sustentado de Instagram e TikTok são notórios.
As redes sociais são sítios virtuais onde pessoas e empresas se podem relacionar, estabelecendo contacto através de mensagens, imagens, vídeos e outros formatos. São pontos de encontro para construir, ou expandir, relações pessoais e/ou profissionais.
1. Facebook
Com mais de 2958 milhões de utilizadores mensais ativos globalmente conquista o pódio global e de Portugal. No nosso país, 94,4% dos utilizadores de redes sociais têm Facebook.
Esta rede continua a crescer, não só em Portugal como em todo o mundo e visa agregar informação, aproximar as pessoas, além de criar espaços e grupos para interação. Há também uma forte vertente comercial e empresarial no Facebook.
2. YouTube
A plataforma de vídeos da Google tem cada vez mais com uma componente social, tem 2514 milhões de utilizadores globais e, em Portugal, é frequentada por perto de 90% dos utilizadores de Internet, portanto, com 7,2 milhões de contas ativas.
Nesta rede social encontramos conteúdos em vídeo, já com atualizações de estado, em imagem e texto, por parte dos responsáveis pelos canais. Conta com uma dualidade de abordagens, do mais profissional, ao mais próximo, ou amador.
3. Instagram
Já chegou ao 2000 milhões de utilizadores mensais ativos à escala global. O Instagram também cresce em Portugal, com 61% dos utilizadores da Internet no nosso país a ter uma conta ativa nesta rede social, ou seja, 4,9 milhões.
Pertence à esfera do Facebook e foca-se na partilha de imagens, vídeos e mais recentemente também apostou nas transmissões em direto. No entanto, são as "Stories" herdadas do Snapchat que mais público tem cativado para o Instagram.
4. TikTok
O TikTik é a rede social com maior crescimento nos últimos anos. Se juntarmos o número de utilizadores da sua versão chinesa, Douyin, a rede social conta já com 1766 milhões de utilizadores globalmente.
Junto dos portugueses, esta popularidade também é cada vez mais visível. No que à notoriedade espontânea diz respeito, é apenas superada pelo Twitter, Instagram e Facebook.
5. Snapchat
Tem cerca de 635 milhões de utilizadores ativos mundialmente e está longe dos seus tempos de glória. Mesmo assim, o Snapchat chega a perto de 22% dos utilizadores de Internet em Portugal, portanto, com 1,7 milhões de contas ativas.
Famoso pelos seus filtros de realidade aumentada e pelas Stories com fotos, áudio e/ou vídeo com duração limitada a 24 horas, o Snapchat serviu de inspiração para o Instagram, Facebook e para o WhatsApp, cada qual com as suas Stories.
6. Twitter
Com cerca de 556 milhões de utilizadores ativos globalmente, o Twitter tem uma penetração de 31% junto dos utilizadores de Internet em Portugal, algo que se traduz em perto de 2,5 milhões de contas ativas no nosso país.
O Twitter é particularmente popular junto da população mais jovem, com menos de 24 anos. As suas publicações estão limitadas a 280 carateres, mas também compreendem imagens. É a rápida de estar a par do que se passa ao nosso redor.
Desde que foi adquirido por Elon Musk por 44 mil milhões de dólares, a rede social já passou por várias mudanças polémicas.
7. Pinterest
Conta com cerca de 445 milhões de utilizadores ativos globalmente e uma penetração de 32% junto dos utilizadores de Internet em Portugal, algo que nos dá cerca de 2,7 milhões de contas ativas no nosso país.
O Pinterest é uma rede social de partilha de fotos, particularmente utilizada através da app para dispositivos móveis. Assemelha-se a um quadro de inspirações online em que as publicações são agrupadas por várias temáticas.
As 7 redes sociais mais usadas no Mundo
Posição | Rede social | Utilizadores |
1.º | 2958 milhões | |
2.º | YouTube | 2514 milhões |
3.º | 2000 milhões | |
4.º | TikTok | 1766 milhões |
5.º | Snapchat | 635 milhões |
6.º | 556 milhões | |
7.º | 445 milhões |
O panorama global é similar ao nacional, e grande destaque nas subidas é do TikTok. Esta é a app para dispositivos móveis onde os utilizadores partilham vídeos curtos. Na China chama-se Douyin, e nesta tabela juntamos o número de utilizadores.
Vale ainda realçar que as aplicações como o WhatsApp, Facebook Messenger, Telegram e outras plataformas estritamente de comunicações foram preteridas ao não serem redes sociais clássicas, mas sim serviços de mensagens instantâneas.
À redação deste artigo assistiram dados de fontes como a Statista, o mais recente relatório da Hootsuite + We are social, além de indicadores da Marktest. Aproveita também para conhecer os maiores youtubers portugueses.