Realme segue a Xiaomi e introduz publicidade no seu sistema operativo

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi, mais concretamente a submarca Redmi, foi uma das marcas mais criticadas quando referiu que se preparava para introduzir publicidade no seu sistema operativo. Pois bem, a Realme segue pelo mesmo caminho.

Felizmente a Xiaomi não seguiu totalmente a sua promessa de introduzir publicidades. Pelo menos na Europa. Hoje podemos comprar um smartphone Redmi ou Xiaomi em Portugal sem a preocupação de termos pop-ups de publicidade a inundar o nosso smartphone. Contudo, o mesmo não acontece em todo o mundo.

Realme refere que publicidade é boa para o utilizador

De forma a suavizar a notícia, a Realme quis mesmo convencer os seus clientes que a publicidade é algo bom num sistema operativo. Ainda que não possa dizer que a maior parte da publicidade na web não me mete confusão (se for bem feita e não incomodar a utilização), o mesmo não posso dizer de publicidade num sistema operativo.

Pode-se ler no comunicado "De forma a continuar com mais surpresas para ti e para conseguirmos manter o sistema de negócio mais saudável, introduzimos conteúdo comercial recomendado no nosso sistema operativo. OS smartphones da Realme com ColorOS 6 e superior terão este tipo de recomendações que se encontram nas definições.

O conteúdo comercial vai promover aplicações e links comerciais. (...) A Realme sempre se comprometeu a trazer um sistema e uma experiência amigável e limpa. Assim sendo, poderás desativar estas recomendações nas definições"

Utilizadores não estão felizes com a novidade

Logo abaixo do comunicado, publicado no fórum oficial da Realme, os utilizadores protestaram a novidade. Foram muitos também, aqueles que não entenderam muito bem aquilo que esta atualização se tratava.

Um utilizador referiu "Isso não é bom. Por favor, não cometa o erro que Xiaomi fez. Essa é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas ficam longe dela."

Já outro referiu um ponto ainda mais relevante "As publicidades são a única razão pela qual deixei o Redmi e comprei o telefone Realme. Mas agora estão a seguir os mesmos passos da Redmi. Muito dececionado com esta decisão."

Publicidades nos smartphones da Realme darão para desativar

Como é óbvio, assim que atualizas o teu smartphone com a nova atualização terás as publicidades ativas por defeito. Ainda assim, a Realme dá a possibilidade aos utilizadores de a desativar nas definições. Contudo, os utilizadores olham com desconfiança para esta decisão. Conseguirão desativar até quando?

Baixos preços dos smartphones são o problema

A Realme entrou no mercado a praticar preços incríveis por tecnologias impressionantes. Temos o exemplo do Realme X2 Pro. Um terminal topo de gama com quase tudo aquilo que podes desejar mas por apenas 399€. Esta é uma das formas que a Realme encontrou em trazer algum lucro à empresa.

Veremos no que isto vai dar. Espero sinceramente que a Realme considere essa nova opção. Os utilizadores já pagaram por um smartphone, não deviam levar com publicidade.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi revela um despertador com preço fantástico que vais querer ter!
  • Tesla deu um dos passos mais importantes na sua história. Entende
  • Google Play Store: 14 Apps e jogos PREMIUM que estão agora GRÁTIS (tempo limitado)
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.