Realme Q5X 5G é o novo smartphone Android barato para 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A sub-marca da OPPO acaba de anunciar um novo smartphone barato para o segmento de entrada. Temos agora, com efeito, o modelo Realme Q5x 5G com processador MediaTek, bem como o sistema operativo Android 12 da Google e a mais recente versão da interface Realme UI 3.0.

O processador usado é o Dimensity 700 de gama média, fazendo-se acompanhar por um ecrã meramente HD+ (720p). Todavia, temos uma câmara dupla na sua traseira, bem como uma construção leve, em plástico e o melhor de tudo, um preço realmente baixo.

O novo smartphone Realme Q5x 5G usa o chipset Dimensity 700 da MediaTek

O novo telemóvel carateriza-se pelo ecrã com 6,5 polegadas de diagonal, tecnologia IPS LCD com resolução HD+, ou seja, 720 × 1600 pixeis. A sua taxa de atualização de 60 Hz também não surpreende, mas adequa-se a um smartphone mais barato.

Podemos ainda dar conta da presença de uma câmara fotográfica frontal de 5 MP para as selfies, ao passo que na traseira encontramos uma câmara fotográfica dupla. Mais concretamente, com um sensor de 13 MP e um segundo sensor de 0,3 MP.

O design geral do produto apresenta-se bastante conservador com a presença da notch no painel frontal para albergar a câmara frontal. Para além disso, a traseira apresenta um design limpo, sem grande destaque para a câmara traseira.

Este telemóvel da Realme custa o equivalente a 130 €

Temos aqui o processador Dimensity 700 da MediaTek com um total de oito núcleos de processamento a 2,2 GHz. Contamos também com a gráfica Mali-G57 MC2 da ARM, bem como um modem 5G para acesso às redes móveis de quinta geração.

O smartphone Android conta também com 4 GB de memória RAM, bem como 64 GB de armazenamento interno. Encontramos também uma porta USB do Tipo C, bem como uma bateria de 5 000 mAh de capacidade.

Para além disso, temos carregamento a 10 W, com um peso de 184 gramas e as seguintes dimensões: 164,4 x 75,1 x 8,1 mm (altura x largura x espessura). O telefone apresenta uma construção em plástico, com cantos arredondados e design convencional.

Por fim, o novo Realme Q5x 5G está atualmente disponível na China pelo equivalente a 135 dólares, ou cerca de 130 euros. De momento, infelizmente, não temos informações sobre a sua eventual disponibilidade na Europa, ainda que tal seja provável.

Editores 4gnews recomendam:

  • Realme Narzo 50i Prime é o smartphone barato que vais querer comprar em 2022
  • Amazfit Band 7 chega em breve para competir com a Redmi Smart Band Pro
  • Xiaomi celebra 6 anos da 1.ª Xiaomi Store Internacional com grandes descontos
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.