O Realme Note 60 e o Xiaomi Redmi A5 são os dois melhores smartphones do mercado até 100 euros. Portanto, se estás à procura de um bom telemóvel por um valor muito acessível, há duas opções para as quais deves olhar. A melhor escolha depende do que estás à procura.
Começando pelo Realme, o principal fator de destaque é mesmo o processador Unisoc T612 octa-core e 6 GB de RAM, que supera o do Redmi.
Consegues tranquilamente usar várias aplicações em simultâneo sem que o telemóvel comece a bugar ou até a sobreaquecer. Além disso, conta com 128 GB de armazenamento interno – pode ser expandido através de um microSD – e certificação IP54, à prova de poeira e pingos de água. A estrutura é em alumínio. O ecrã de 6,74" HD+ com taxa de atualização de 90 Hz proporciona imagens e cores nítidas.
No que diz respeito às câmaras, a principal tem 32 MP e a frontal 5 MP. Não são 'objetivas' de qualidade superlativa, mas permitem captar boas fotografias desde que as condições climatéricas sejam propícias.
A bateria é também um dos pontos fortes. Os 5.000 mAh traduzem-se em autonomia mais do que suficiente para um dia normal de utilização. O carregamento rápido fica-se pelos 10 W.
As specs do Redmi A5
Já no que toca ao o Redmi, há vários aspetos em que vence o rival. Para além de um ecrã ligeiramente maior, de 6,88", com resolução HD+, a taxa de atualização é superior: são 120 Hz. Ao contrário do Realme, se tens o hábito de consumir vídeos ou streaming, é um ponto que deves ponderar seriamente.
O processador Unisoc T7250 e 4 GB de RAM (com possibilidade de expansão virtual), chega perfeitamente para as tarefas do dia a dia. O 128 GB de armazenamento interno também são suficientes para não estares limitado na instalação de aplicações ou até para guardares os teus registos de fotos e vídeos. A diferença entre os dois não é por aí além, mas o Realme vence.
Mais um ponto em que o Redmi vence é na bateria, tanto em autonomia – 5.200 mAh – como também no carregamento rápido – 15 W. O conjunto de câmaras inclui 32 MP na traseira e 8 MP na frontal, ligeiramente superior ao Realme.
Em suma, o Realme Note 60 é particularmente útil para quem pretende um smartphone com o melhor desempenho possível (nesta faixa de valores), nomeadamente no que concerne à fluidez em multitarefas.
Porém, o Xiaomi Redmi A5 é superior em tudo o resto. A bateria é melhor e graças aos 120 Hz, a experiência multimédia é melhor.