Realme apresenta o carregamento magnético MagDart, o MagSafe para Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Realme apresentou o sistema de carregamento magnético, sem-fios, mais rápido do mundo. Deu também a conhecer uma luz para selfie, bem como o carregador propriamente dito, o adaptador, bem como um powerbank 2-em-1 e mais acessórios.

Tal como a 4gnews noticiou recentemente, a sub-marca da OPPO trabalhava numa nova tecnologia, sistema e acessórios para carregamento sem-fios magnético. Agora, a Realme revelou o sistema MagDart, bem como um leque de gadgets específicos.

O sistema MagDart da Realme é o MagSafe para Android

A Realme apelida este novo sistema de MagDart, muito similar ao MagSafe que a Apple introduziu com a gama iPhone 12 em outubro 2020. No entanto, a fabricante chinesa afirma que a sua implementação é bem mais poderosa que o já popular sistema da Apple.

Em particular destacamos o carregador MagDart Charger com 50 W de potência que, de acordo com a sub-marca da OPPO, é o carregador magnético sem-fios mais rápido do mundo. E, com efeito, a sua lista de especificações é deveras impressionante.

O produto em si é particularmente espesso, tendo a aparência de um pequeno cubo, sendo a forma justificada pela presença de uma ventoinha no seu interior. No entanto, apesar de o aspeto não ser o mais discreto, a Realme garante as melhores velocidades de carregamento sem-fios. Algo que deverá convencer os consumidores e distrair as atenções do seu aspeto.

De acordo com a Realme, quando este MagDart Charger está ligado por cabo a um adaptador de parede / carregador SuperDart de 65 W, consegue carregar um smartphone com bateria de 4 500 mAh de capacidade até 100% em 54 minutos. Ora, é essencialmente a mesma velocidade de um carregador rápido convencional da Realme com 50 W de potência ligado por cabo USB-C.

A Realme deu a conhecer novos carregadores sem-fios para o sistema MagDart

A quem procurar um novo carregador sem-fios elegante a Realme deu resposta com este produto. Trata-se de um carregador wireless a 15 W, menos potente, mas consideravelmente mais elegante, com apenas 3,9 mm de espessura.

Segundo a Realme este carregador MagDart a 15 W consegue carregar uma bateria de 4 500 mAh em 90 minutos. É cómodo e elegante, sendo muito similar a um dos carregadores MagSafe da Apple.

O sistema MagDart abre portas para vários novos acessórios

Tal como frisou a Realme, para além da conveniência e facilidade de carga através de um carregador sem-fios, o sistema MagDart abre portas para a criação de vários acessórios par ao smartphone. Ora, a fabricante tem vários novos gadgets para esse efeito.

Apelidado de MagDart Power Bank, esta é a resposta da Realme ao novo MagSafe Battery Pack da Apple. Contudo, este produto vem equipado de uma dock que permite usar a bateria como se fosse um suporte para o telefone. Em síntese, tanto pode ser usado como powerbank convencional como suporte para smartphone.

Em seguida ficamos a conhecer uma nova MagDart Case para o smartphone topo de gama da fabricante chinesa, o Realme GT. A capa destaca-se pela integração do módulo MagDart (ímanes), além de garantir o acesso à porta USB-C e jack de 3,5 mm.

Há novas capas, powerbanks, carteiras e luzes para o sistema MagDart

Mais ainda, a fabricante também introduziu uma pequena carteira magnética, bem ao estilo da carteira MagSafe da Apple. O seu nome? MagDart Wallet, sendo um produto muito similar ao da gigante de Cupertino, com algumas mudanças cosméticas.

Por fim ficamos a conhecer a luz de beleza acoplável - magnética - a MagDart Beauty Light. Trata-se de um anel de luz pivotante alimentado pelo carregamento sem-fios reverso do telefone. Conta com 60 mini LED's para distribuir melhor a luz e criar um efeito de iluminação suave.

Este acessório - MagDart Beauty Light - conta com um botão de controlo dedicado que permite ajustar parâmetros como a intensidade da iluminação e a temperatura de cor. Para as selfies é provavelmente um dos melhores acessórios.

Importa frisar, contudo, a omissão de datas de chegada ao mercado para estes produtos. Além disso, de momento apenas um smartphone Realme é 100% compatível com o sistema MagDart, o topo de gama Realme GT.

Note-se ainda que para efeitos de demonstração a marca usou um smartphone fictício, o Realme Flash para mostrar este novo ecossistema de produtos em ação. No entanto, não existem planos (públicos) para o lançamento deste smartphone.

Em síntese, apesar de promissor e já com vários gadgets concebidos para explorar as capacidades do ecossistema MagDart, certo é que atualmente não passa de um conceito teórico na sua maioria.

Esperamos, contudo, que gradualmente esta sub-marca da OPPO coloque tais produtos nas lojas e os faça chegar aos consumidores. Para além disso, contamos com o suporte para este sistema nos próximos smartphones a serem apresentados pela fabricante.

Numa outra nota, tendo em conta os laços de proximidade entre a OPPO, Realme e OnePlus, é provável que algumas das valias do sistema MagDart venham a surgir nas empresas irmãs.

Editores 4gnews recomendam:

  • Spotify Plus: o novo plano suportado por anúncios com vantagens Premium
  • Google vai mesmo bloquear os smartphones Android mais antigos no próximo mês
  • Samsung 'confirma' preços baixos para os Galaxy Z Fold 3, Flip 3 e Watch 4 na Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.