Realme 9 4G: smartphone quer surpreender pelo preço e caraterísticas

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante chinesa Realme, uma das marcas do ecossistema OPPO, prepara-se para apresentar um novo smartphone 4G para o segmento de gama média em 2022. O seu maior trunfo será o preço, mas chegará dotado de componentes dignos de nota.

O próximo modelo será um dos mais acessível na gama de produtos em questão, composta já pelo modelo Realme 9 Pro, Realme 9 Pro+, Realme 9 5G e Realme 9 SE, além do Realme 9i. Ou seja, será o modelo sem conexão às redes móveis 5G.

Este é o próximo smartphone Realme que vai dar que falar em 2022

Abdicando do acesso às redes móveis de quinta geração, o smartphone concentrar-se-á em quesitos como a qualidade da imagem e capacidades fotográficas. Assim, para compensar a falta de 5G teremos uma nova câmara de 108 MP com sensor Samsung.

Note-se que este é o segundo smartphone da empresa com uma câmara de 108 MP, o primeiro sendo o Realme 8 Pro. Todavia, este dispositivo acabou por sacrificar praticamente tudo para conseguir incorporar uma câmara de alta resolução.

Por outro lado, o Realme 9 4G terá um sensor de imagem Samsung ISOCELL HM6, apelidado pela tecnológica sul-coreana de "ProLight" bem ao estilo da Apple. Ainda de acordo com a gigante asiática, este sensor operará um pixel binning de 3x3 pixeis.

Será apresentado com os demais smartphones da gama Realme 9

A ficha técnica deste sensor de imagem afirma que o mesmo consegue captar até 123% mais luz que o antecessor - HM2. Ou seja, na prática, teremos imagens com maior luminosidade, mais límpidas com menos ruído digital e melhor reprodução de cor.

Tal como podemos ver em seguida, a Realme optou por promover a nomenclatura "ProLight" para a nova câmara, prometendo resultados surpreendentes para o segmento de telemóveis acessíveis e de gama média.

Serão os primeiros a estrear as novidades da Samsung

Além disso, o novo telemóvel de gama média também será um dos primeiros a usar a função "Ultra Zoom" mediada pelo sensor HM6 da Samsung. Esta opção promete uma capacidade inédita de ampliação digital sem ruído notório na câmara principal.

Importa também notar que a própria Samsung não apresentou ainda este sensor, pelo que a Realme pode ser a primeira a mostrar todo o potencial deste componente nos seus novos smartphones Android.

Aguardamos também pela apresentação pela Samsung da nova gama de sensores, com demonstrações práticas da tecnologia NonaPixel que agrega a informação de até 9 pixeis num só.

O melhor de tudo? Possivelmente será o preço do dispositivo em questão. Tome-se o preço atual do Realme 8 - desde 209,99 € na Amazon.ES, uma excelente relação qualidade / preço que deve ser mantida no novo produto.

Por fim, para o novo Realme 9 4G sabemos que este telemóvel usará o processador Snapdragon 680 da Qualcomm (ou chip MediaTek equivalente como o Helio G96). Além disso, contamos com uma bateria de 5 000 mAh de capacidade e carga rápida a 33 W.

Editores 4gnews recomendam:

  • Lotus surpreende com o novo SUV elétrico 600HP Eletre Hyper SUV
  • Touch ID no ecrã do iPhone continua a ser apenas uma miragem
  • Google prepara uma das melhores medidas de privacidade para o Android
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.