Razer anuncia entrada no mercado das casas inteligentes

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

A Razer acaba de anunciar a sua entrada num novo nicho do mercado tecnológico. Desta feita, a empresa americana direciona os seus esforços para a construção de um novo ecossistema para a tua casa inteligente.

Com efeito, a Razer prepara-se para lançar a sua aplicação e plataforma para controlar gadgets inteligentes que tenhas espalhados pela casa. A sua app será lançada na primeira metade de 2022, marcando o início oficial da incursão da marca neste segmento.

Razer irá focar-se, para já, em sistemas de luzes inteligentes

Com o mercado das casas inteligentes em clara expansão, a Razer vê a oportunidade de levar o seu know-how para este nicho. Aproveitando o seu conhecimento em iluminação RGB, este será o grande foco da marca, pelo menos nesta fase inicial.

A nova aplicação da Razer quer oferecer ao utilizador um "conjunto de efeitos de iluminação". Usando as palavras da própria marca, os utilizadores poderão "criar um ambiente envolvente que reage com todo o entretenimento doméstico".

Com efeito, a marca americana usará a sua tecnologia Chroma RGB e como esta reage a música, vídeo e jogos. Por outras palavras, os efeitos de iluminação irão coincidir com a batida da tua música preferida ou com os teus jogos.

Atualmente, a tecnologia Chroma RGB está dependente de uma aplicação desenhada para o PC. Essa barreira será transposta ainda este ano, com a sua migração para uma aplicação móvel que poderás instalar no smartphone.

Fica, por enquanto, por esclarecer se a Razer planeia expandir-se para além do mercado da iluminação inteligente. Poderia fazê-lo com o suporte para outros gadgets inteligentes, como campainhas, câmaras de segurança e mais.

Nesta primeira fase, a marca já celebrou parcerias com as marcas Nanoleaf e Lifx. Estas são já bem conhecidas do mercado da iluminação inteligente e serão as primeiras a suportar a plataforma da Razer.

Aplaudimos o esforço da Razer para entrar neste nicho de mercado, porém, tem um caminho complicado a trilhar para se destacar. Importa sublinhar que terá de combater um mercado liderado pela Assistente Google e Alexa que contam já com milhares de gadgets e utilizadores espalhados pelo mundo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este smartwatch vai ser o teu próximo assistente digital
  • Lenovo Smart Clock Essential: novo relógio inteligente aposta na Alexa para 2022
  • Google anuncia planos para criar um ecossistema semelhante ao da Apple
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.