comscore comscore
Home Informática

Raspberry Pi 3 vai finalmente suportar Windows 10

A partir de agora já podes instalar e correr Windows 10 no Raspberry Pi 3. O Raspberry Pi é um equipamento super versátil de placa única e tamanho e preço reduzidos. Uma das suas ultimas versões custa apenas 30 euros.

É um dispositivo que está em constante evolução devido à sua comunidade dedicada. Todavia, não é uma máquina em que possas correr Windows de uma forma tradicional.

Esta novidade chega-nos através de um instalador específico. O mesmo permite-te instalar Windows 10 na arquitectura de processadores ARM.

Podes ter a experiência completa Windows 10 no teu Raspberry Pi 3

Primeiramente, esta novidade é trazida pela mesma equipa que trouxe o Windows 10 em ARM para os Lumia 950 e 950 XL. A ferramenta de instalação já se encontra disponível no Github.

Sobre tudo, o programador Jose Manuel Nieto Sanchez afirma que a ferramenta é super fácil de utilizar. Para que possas fazer esta instalação, precisas de um Raspberry Pi 3 Model B ou B+. Adicionalmente necessitas de um cartão microSD e uma imagem Windows 10ARM64. Contudo, a imagem é disponibilizada também nas instruções.

Finalmente, precisas do Core Package, um conjunto de binários. Sanchez altera que os binários não são de sua autoria. Contudo, estão ali para que a instalação seja mais conveniente e intuitiva.

Até agora, a única forma de teres Windows no Raspberry Pi 3 era utilizando o Windows IoT Core. Este é uma versão de desenvolvimento focada na Internet das Coisas. No entanto, o Windows 10 ARM será mais versátil e potente.

Em suma, estas são excelentes notícias para o pequeno “grande” Raspberry Pi 3. Este aparelho tem uma comunidade gigante dedicada portanto espera mais novidades. É interessante também mencionar que a loja oficial abriu no Reino Unido há uns dias.

Editores 4gnews recomendam: 

MIUI 11: Mais de 40 smartphones já têm a atualização confirmada!

Google terá um ano de 2019 bastante interessante a nível de hardware

Eis o que os utilizadores iPhone gostavam de herdar do Android

 

Entusiasta de tecnologia, jogos, filmes, música, de tudo um pouco. Podem também seguir-me no meu canal Batatek!