Para já é apenas um teste, mas o novo modelo de radar de velocidade média já se encontra a ser testado na Ponte Vasco da Gama, em Lisboa. A confirmação foi dada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) ao Observador.
Recorde-se que a chegada destes novos radares a Portugal foi aprovada em Conselho de Ministros em julho do ano passado. O objetivo é introduzir em Portugal “o controlo de velocidade média entre dois pontos, e a capacidade para medir, em simultâneo, a velocidade de vários veículos”. Tal será possível “mesmo nos casos em que estes circulam lado a lado ou a uma distância inadequada entre si”, segundo escreve a ANSR.
Ponte Vasco da Gama pode ser um dos locais definitivos com radar de velocidade média
O objetivo primordial é expandir a densidade do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO). Para isso 50 novos locais de controlo de velocidade: 30 deles fiscalizam a velocidade instantânea, e 20 a velocidade média.
Embora para já a lista seja provisória, é bem provável que a Ponte Vasco da Gama venha a ser um dos locais de definitivos. Mas além deste locais, foram anunciados sete locais em meados do ano passado.
- EN5 em Palmela
- EN10 em Vila Franca de Xira
- EN101 em Vila Verde
- EN106 em Penafiel
- EN109 em Bom Sucesso
- IC19 em Sintra
- IC8 na Sertã
Estes radares não terão localização fixa, e irão rodar entre 20 localizações possíveis. O condutor não saberá assim se o radar em questão está ou não instalado no local. De qualquer das formas, será avisado pelo sinal trânsito H42 (ver imagem abaixo).
Estes radares registarão a hora de entrada e saída de um condutor em determinado troço de estrada. Será considerado que o condutor circulou em excesso de velocidade, caso o condutor faça a distância entre os dois pontos em menos tempo do que o mínimo estipulado para esse percurso. A multa chega ao condutor a casa via carta.