Quest 3s: o headset acessível que vai juntar o poder do Quest 3 com o corpo do Quest 2

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Continuam a circular rumores de que a Meta está a desenvolver um headset com um preço mais acessível. As últimas informações apontam para que o dispositivo junte o cérebro e potência do Quest 3 ao chassis mais antigo do Quest 2.

I've seen speculation that a dual depth sensing architecture will let the HMD be used in the dark, but that's more up to software.Quest 3 actually performs very well in near pitch black, but Meta seemingly doesn't poll the IR structured light projector at all in those cases. https://t.co/BDr51n8KLN

— Luna (@Lunayian) 21 de maio de 2024

A informação está a ser divulgada pela leaker Luna na rede social X, na qual é também avançado que o dispositivo pode ser designado por Quest 3s em vez de Quest Lite. Parece ser uma opção lógica, até porque é habitual as marcas de smartphones fazerem o mesmo.

A leaker garante que “viu vários devkits” e que falou “com várias pessoas próximas do projeto do dispositivo” antes de avançar com as informações agora disponíveis na rede social X.

Especificações esperadas no Meta Quest 3s

Vamos agora conhecer em pormenores as especificações esperadas para este headset mais acessível da Meta. Diz a leaker Luna que a versão 3s vai estar equipada com o processador Snapdragon XR2 Gen 2 da Qualcomm, à semelhança do que acontece com o Quest 3.

O Quest 3s vai também herdar do seu congénere mais avançado os controladores Touch Plus e as duas câmaras RGB de quatro megapixéis. Agora vamos às diferenças.

A resolução será inferior, o Quest 3s vai fornecer 1920 por 1832 pixéis, tal como o modelo Quest 2. Ao que tudo indica vai manter a taxa de atualização de 120 Hz dos outros dispositivos.

Não existe ainda uma data de lançamento para o novo Quest 3s, mas como a Meta vai marcar presença no evento Summer Game Fest 2024 que decorre a 7 de junho, pode ser que nessa data tenhamos mais novidades sobre o headset acessível

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt