Ter um smartphone com suporte para Pen na mão é o equivalente a uma ferramenta adicional para a produtividade ou criatividade. As canetas digitais facilitam a assinatura de documentos, o apontar de uma ideia ou até um esboço de um desenho se tiveres esse talento.
Atualmente, estão disponíveis no mercado vários smartphones que ou já veem com Pen integrada ou contam com suporte para utilizá-la. Neste artigo mostramos-te 3 modelos com caneta digital que valem mesmo a pena.
1. Samsung Galaxy S25 Ultra
Quando se trata de smartphones com Pen é inevitável começar pelo Samsung Galaxy S25 Ultra. É atualmente o topo de gama mais avançado da marca sul-coreana e conta com este atributo muito bem-vindo.
A caneta deste modelo fornece uma latência bastante baixa, tem sensibilidade à inclinação e também controlo de pressão. Tudo o que se quer num acessório deste tipo. É ideal para editar rapidamente um PDF ou fazer um esboço no Clip Studio Paint.
Mas também brilha em vários recursos Galaxy IA como o Circle to Search e na edição generativa de imagem, facilitando a utilização destas funcionalidades.
2. Motorola Moto G Stylus
O Moto G Stylus da Motorola conta com uma Pen integrada que assenta, na perfeição, no seu corpo. Esta é uma boa surpresa, tendo em conta que estamos a falar de um smartphone com um custo na faixa de preço dos 300 € ou menos.
A Pen do Moto G Stylus é ótima para anotações rápidas ou rabiscos, sobretudo quando é combinada com a aplicação Notas da marca. Aqui não temos uma sensibilidade a toda a prova, nem possibilidade de a usar em recursos IA, mas podemos contra com um funcionamento fiável e bastante responsivo por um custo bastante acessível e sedutor.
3. Honor Magic V3
O Honor Magic V3 caracteriza-se pela sua elegância, sendo um dos smartphones dobráveis mais finos do momento. Por essa razão, tem suporte para uma Pen, mas não a inclui no seu corpo de “top-model”. O acessório é vendido separadamente do terminal.
Mas o melhor de tudo é que podemos usar a caneta digital tanto no ecrã principal como no exterior. Aqui temos baixa latência e navegação fluida proporciona pela Pen e ampliada pelas especificações de topo que o dobrável inclui.
Além do mais, uma Pen eficiente melhora sempre a experiência de utilização de um dobrável com formato de “livro” – ou Fold – como é o caso deste Magic V3 da Honor.