Queres um novo parceiro de videojogos? Tens de conhecer a nova IA da Google!

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 2 min.

Tal como noticia o The Verge, vem aí o SIMA: um recurso de Inteligência Artificial da Google que terá a capacidade de jogar videojogos contigo. O novo agente do Google Deepmind, que significa “Scalable, Instructable, Multiworld Agent” ainda só está disponível para pesquisa.

A expectativa é que o SIMA tenha o conhecimento suficiente para aprender qualquer videojogo. De acordo com a mesma fonte de informação, o objetivo não é substituir a Inteligência Artificial (IA) dos jogos originais, mas sim fazer com que o SIMA seja um jogador adicional que pode, por exemplo, juntar-se a um grupo de jogadores.

Sobre esta inovação de IA da Google, sabe-se que a mesma tem a capacidade de estabelecer conexão entre alguns elementos. Entre estes, o ensino de linguagem natural, o entendimento de mundos 3D, assim como o reconhecimento de imagens.

O SIMA não é treinado para ganhar, mas sim para obedecer

AI Copilot Jogando Playstation
Imagem Ilustrativa (via AI Copilot)

Acerca do SIMA, o pesquisador do Google DeepMind, Tim Harley, deixou uma nota à imprensa em que explica o modo de atuação deste recurso. Tal como cita o The Verge, “o SIMA não está treinado para vencer um jogo; ele é treinado para operá-lo e fazer o que lhe é mandado”.

Na base da criação do SIMA, a Google trabalhou com oito empresas do setor do gaming. Entre estas, encontram-se nomes como Hello Games, Embracer, Tuxedo Labs ou Coffee Stain. Na fase de testes, foi feita uma conexão entre o sistema de IA e jogos como No Man's Sky , Teardown, Valheim e Goat Simulator 3, de forma a que este aprendesse o mecanismo dos videojogos.

Sobre a associação a estes jogos em específico, Harley denota que o objetivo principal era escolher jogos “abertos”, menos focados na narrativa, para o SIMA conseguir adquirir os conhecimentos mais gerais de um videojogo. Como refere a mesma fonte de informação, a principal procura do novo agente de IA foi incorporar a “espontaneidade” dos videojogos no seu sistema.

O SIMA executa 600 habilidades básicas e o objetivo é ir aumentando a complexidade

De momento, sabe-se que o SIMA apresenta um total aproximado de 600 habilidades básicas. Entre estas, por exemplo, virar à esquerda, subir escadas ou abrir menus para utilizar mapas.

Ainda que os seus recursos sejam básicos, nesta fase, Harley aponta que é possível que o novo agente de IA comece a ter capacidade de realizar tarefas mais complexas.

Posto isto, uma conclusão acerca do SIMA é que este não foi concebido para ser um NPC baseado em IA, mas sim outro jogador que pode, por hipótese, jogar contigo e com os teus amigos.

Com base nas palavras de Frederic Besse, co-líder do projeto SIMA, ainda é cedo para se saber o verdadeiro potencial deste novo agente de IA. Contudo, fica em aberto a possibilidade de este continuar a evoluir cada vez mais e conseguir, inclusive, aprender a falar.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.