Que saudades de um smartphone NEXUS! Google precisa de repensar os smartphones!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Sempre fui um amante da linha "Nexus" da Google. Tive dois smartphones da marca e são dos smartphones que mais me deixam saudade. Não pela sua irreverência, mas por aquilo que a gama "Nexus" se impunha.

A Google revelou o Google Pixel 4 e 4 XL de forma oficial e po muito que os smartphones sejam interessantes, continuam a passar ao lado do nosso mercado. Pior ainda, não são propriamente para qualquer bolso.

O lema Nexus precisa de voltar Google!

Ter um smartphone com especificações de topo, um acabamento menos cuidado e um preço vantajoso é o que muitos gostariam de ter. Ainda que já exista esse tipo de smartphones no mercado, nenhum deles nos dá o verdadeiro Android Puro. Aquele sistema Android que só podemos encontrar no Pixel.

Não há, neste momento, um smartphone com uma versão tão pura quanto os Google Pixel e não me venham com a conversa do Android One.

Android One? Uns são filhos, outros enteados!

O Android One é vantajoso para quem quer ter uma versão pura do Android. Contudo, as marcas que trabalham com Android One (Nokia, Motorola, Xiaomi...) são obviamente os enteados do sistema Android.

Nos Nexus tínhamos as atualizações no dia! Tal como os Pixel! Saiu um novo Android, lá estava a notificação a indicar. Os Android One, por muito que tenham um sistema simples de atualizar, precisa sempre da mão da fabricante.

Não me entendas mal, adoro o Android One por nos dar um sistema limpo e mais atualizações, contudo, não a podemos comprar aos Android dos Pixel ou, neste caso, da filosofia que tínhamos nos Nexus.

OnePlus tentou ser a Nexus, mas quis ganhar mais dinheiro

Lembro-me perfeitamente de muitos amantes da OnePlus dizerem que a marca fabricava os próximos "Nexus". Numa altura onde o OnePlus 2 custava pouco mais de 300€ e trazia especificações de topo e um sistema idêntico ao Android puro.

Contudo, o tempo passou e a OnePlus fez o que qualquer empresa faz. Quis ganhar dinheiro depois de ter fidelizado os fãs. Já não temos o "Flagship Killer". Ou seja, se a Google e a OnePlus não tem a filosofia "Nexus" quem a tem?

O Nexus caiu no esquecimento e é uma pena

A linha Nexus caiu no esquecimento de uma forma fantástica. A Google puxou para cima o preço dos seus últimos equipamentos e acabou com a gama. O Nexus 6P que foi fabricado pela Huawei por exemplo, já não tinha a ideologia Nexus e quase todos suspeitamos o que se passava ali. A Google subiu o preço, a procura foi menor e acabaram com a gama para nos dar os Pixel.

Em suma, é um desabafo de um amante da gama que vi nascer e desaparecer. Gosto muito dos Google Pixel mas o mercado precisa de um Nexus.

Editores 4gnews recomendam:

  • Impossível não chorar! Segurança dos carros da Tesla posta à prova! (vídeos)
  • Xiaomi prepara misterioso smartphone com a câmara do Mi MIX Alpha e preço acessível
  • Atualização do Google Maps traz ainda mais funcionalidades do Waze
Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.